A decisão do líder do Governo Lula, deputado José Guimarães, explodiu como uma bomba durante a reunião do Diretório Estadual do PT, no sábado (22), em Fortaleza, com a presença do governador Elmano de Freitas. Antes da reunião do conjunto do PT cearense, Guimarães convocou um encontro de sua tendência.
A portas fechadas, Guimarães e aliados debateram a maior novidade, até agora, da sucessão do prefeito Glêdson Bezerra. Publicamente, tanto Guimarães quanto seus aliados dirão que o PT terá candidatura própria em Juazeiro do Norte. E o candidato petista será o deputado Fernando Santana. A verdade é outra.
Sob garantia de segredo, Guimarães comunicou que está decidido a disputar à prefeitura de Juazeiro do Norte nas eleições de 2024. Consultou até o presidente Lula, sobre esse plano eleitoral. Não foi desestimulado. Ao contrário, Lula assegurou que será seu cabo eleitoral para vencer às eleições.
A candidatura de Guimarães à prefeitura juazeirense muda completamente o cenário eleitoral de 2026. Guimarães teria uma das duas vagas ao Senado. Ao mudar os planos e tentar ser prefeito, libera esses dois lugares para o governador Elmano de Freitas negociar e ampliar sua aliança pela reeleição.
Fonte: Jornal do Cariri.