O governador Elmano de Freitas anunciou, nesta terça-feira (4), a criação de um fórum permanente de avaliação e acompanhamento do sistema penitenciário. A decisão foi tomada após reunião, no Palácio da Abolição, com o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargador Abelardo Benevides, Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização e Procuradoria Geral do Estado.
“Nosso objetivo é reunir Governo do Estado, Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Ministério Público e Defensoria para debater as ações, entre elas a intensificação dos trabalhos de ressocialização e oportunidades de trabalho, mais transparência e avaliação constante para a melhoria do sistema, entre outras”, explicou Elmano de Freitas. O fórum deverá se reunir periodicamente para discutir o sistema.
Participaram do encontro o supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização Carcerária da Comarca de Fortaleza (GMF), desembargador Eduardo Scorsafava; a juiza Luciana Teixeira de Souza, titular da 2ª Vara de Execuções Penais; o secretário da Administração Penitenciária do Estado do Ceará, Mauro Albuquerque; o procurador-geral do Estado, Rafael Machado; e o assessor especial da Chefia de Gabinete, Nelson Martins.
Fonte: Ceará News 7.