O Ceará vai receber R$ 8.663.681,11 do Ministério da Saúde para a realização de cirurgias eletivas em todo o Estado. Os demais repasses serão realizados ao longo do ano, de acordo com o planejamento e demanda dos estados.
Em todo o Ceará, há 41.105 procedimentos na fila de espera. O montante de R$ 8,6 milhões vai possibilitar a realização de 15.900 cirurgias no Estado, o que corresponde a 38,7% do total da fila de espera. Cada estado estabeleceu as cirurgias prioritárias, de acordo com a realidade local.
Sobre o programa
O Plano Estadual de Redução das Filas deve ser elaborado pelos estados, por meio do formulário eletrônico disponível no Sistema de Apoio à Implementação de Políticas em Saúde (SAIPS) e enviado ao Ministério da Saúde para análise e aprovação.
O estado, em comum acordo com os municípios, deverá redigir o plano conforme a realidade local, além de considerar a diversidade das necessidades de acesso da população.
Quando o plano estadual for aprovado e a portaria for publicada no Diário Oficial da União, o repasse será liberado com o valor previsto para estados e municípios.
Fonte: Ceará News 7.