O estado do Ceará atingiu a marca de 8,15 bilhões de metros cúbicos (44% da capacidade total). É o maior volume registrado desde janeiro de 2013. O Ceará iniciou o ano de 2023 com 31,4% de sua capacidade total, segundo o Portal Hidrológico.
Existem regiões no Ceará perto de atingir a capacidade máxima. É o caso das regiões do Acaraú, Coreaú, Litoral, Metropolitana e Baixo Jaguaribe estão em situação “muito confortável”, com volumes acima de 70%. Já as regiões do Salgado, Serra da Ibiapaba e Alto Jaguaribe estão na zona “confortável”, com mais de 50% das reservas.
Outras regiões que começaram o ano em situação delicada conseguiram melhorar o cenário após o volume de chuvas registrado no ano. A Bacia do Banabuiú passou de situação “muito crítica” (reservas abaixo de 10%) no começo deste ano para “em alerta” (entre 30% e 50%) nesta quarta-feira (5), percentual alcançado pela última vez em setembro de 2013.
Outro dado importante é que o Ceará conseguiu atingir a marca de 58 açudes sangrando de um total 157 reservatórios monitorados. Isso não acontecia desde 2011. Naquele ano 67 açudes sangraram, dentre os 135 que eram monitorados. Hoje, simultaneamente 57 açudes encontram-se sangrando. A única vez que este valor foi superado nesta data foi em 2004.
Fonte: O Otimista.