A Esplanada já foi fechada neste fim de semana. Há a expectativa de que bolsonaristas protestem no domingo (8.jan) contra a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Pretendem fazer o ato na região da praça dos Três Poderes e em frente ao Congresso, Palácio do Planalto e edifício-sede do Supremo Tribunal Federal.
De acordo com o documento assinado pelo ministro, o emprego da Força Nacional será feito para “auxiliar na proteção da ordem pública e do patrimônio público e privado entre a Rodoviária de Brasília e a Praça dos Três Poderes, assim como na proteção de outros bens da União situados em Brasília, em caráter episódico e planejado”.
A Força Nacional terá cerca de 400 homens disponíveis neste fim de semana em Brasília. A decisão sobre acionar esse contingente se deu por causa de dados recebidos pelos órgãos de informação sobre a chegada de apoiadores radicais de Jair Bolsonaro ao Distrito Federal.
Segundo apurou o Poder360, seriam cerca de 80 ônibus e caminhões trazendo os manifestantes. O objetivo desses ativistas que pedem intervenção militar e derrubada do governo Lula seria ocupar a Esplanada. Isso não será permitido.
Por causa da gravidade da situação, Flávio Dino articulou com o governador de Brasília, Ibaneis Rocha (MDB), a cessão de contingente da Polícia Militar do Distrito Federal.
Fonte: Poder 360.