terça-feira, 20 de dezembro de 2022

Sobral é o único município do nordeste a receber certificação de eliminação da transmissão vertical de HIV.

0

 

    Sobral foi o único município do nordeste a atingir a meta de eliminação da transmissão vertical de HIV – ocorrida durante a gestação, parto ou amamentação. A cidade foi uma das 43 localidades do Brasil a receber certificação do Ministério da Saúde.

 

    “A certificação de município livre da transmissão vertical do HIV é muito importante e retrata um trabalho de longo prazo e longitudinal, no qual toda a rede de atenção à saúde de Sobral esteve e está envolvida. Ter a certeza de que hoje não temos mais transmissão vertical do vírus evidencia o compromisso da gestão em fazer saúde. Agora buscamos o selo de certificação de eliminação da transmissão vertical da sífilis”, afirma a secretária da Saúde, Letícia Reichel.


    A transmissão vertical ocorre quando a mãe não é diagnosticada ou tratada adequada e oportunamente, e transmite a infecção do HIV ou sífilis para a criança durante a gestação ou parto. No caso do HIV, a transmissão também pode ocorrer durante a amamentação.

 

    Os testes de diagnóstico, tratamento e medidas profiláticas estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). A eliminação destes agravos consiste em um marcador da qualidade da atenção à saúde ofertada.

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Sobral.

Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design