A Secretaria da Educação de Sobral (SME) promoveu, nos dias 15 e 16 de dezembro (quinta e sexta-feira), a última edição de 2022 do já tradicional “Seminário sobre a Educação de Sobral”, que apresenta as políticas educacionais do município. Em sua 46ª edição, o evento contou com a participação de educadores e gestores de nove estados brasileiros.
Abrindo o seminário, no auditório da Prefeitura de Sobral, na tarde da quinta-feira (15/12), o diretor-presidente da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Pedagógica (Esfapege), Amaury Gomes, representando o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, apresentou a estrutura da rede municipal de ensino, os desafios superados ao longo dos últimos 25 anos e as novas metas da gestão.
Amaury Gomes também apresentou a palestra “A Escola de Formação e o processo formativo docente de Sobral”, na qual explica como funcionam os processos da Esfapage e qual o seu papel no sucesso das políticas educacionais de Sobral. Na ocasião, o diretor-presidente explicou, também, os processos que levaram a educação de Sobral a ser reconhecida nacional e internacionalmente como uma rede de excelência.
As comitivas visitaram, ainda na tarde da quinta-feira, a sede da Esfapege, responsável pela formação dos educadores de Sobral; e a Casa da Avaliação Externa, que realiza, semestralmente, um diagnóstico da aprendizagem dos estudantes, da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental.
Já na manhã da sexta-feira (16/12), as comitivas visitaram o Centro de Educação Infantil Ivonir Aguiar e as escolas Padre Osvaldo Carneiro Chaves e José da Matta e Silva; além da Escola de Tempo Integral Maria Dias Ibiapina, onde puderam vivenciar na prática como funcionam os processos educacionais de Sobral.
Estiveram presentes as comitivas de Santa Inês, da Bahia; Teresina, do Piauí; São Paulo e Salto, de São Paulo; Coelho, do Maranhão; Arapiraca e Maceió, de Alagoas; Manicoré, do Amazonas; Vilhena, de Roraima; e Maracanaú, do Ceará.
Fonte: Prefeitura Municipal de Sobral.