sábado, 12 de novembro de 2022

Destruição de provas: Computadores da Presidência da República são formatados e têm conteúdo apagado.

0

 

    Operação apaga tudo: computadores do Palácio do Planalto são formatados e, com isso, todo o conteúdo dos aparelhos foram deletados. Governo justificou que o sistema de antivírus da Presidência teria detectado uma ameaça e por isso foi preciso formatar as máquinas.

 

    Uma mensagem enviada logo após o segundo turno das eleições a funcionários da área de informática do Palácio do Planalto diz que o sistema antivírus da rede da Presidência da República “detectou uma ameaça” e que, por isso, os computadores teriam que ser formatados – ou seja, teriam seu conteúdo todo apagado.

 

    O aviso foi recebido com estranheza por alguns destinatários, especialmente por ter sido disparado dias depois da derrota eleitoral de Jair Bolsonaro. O motivo é óbvio: em razão da tal ameaça detectada, com a suposta necessidade de formatar os computadores, arquivos importantes poderiam ser deletados.

 

    A mensagem dizia que a ameaça seria um malware que danifica arquivos e o sistema operacional dos computadores. Afirmava, ainda, que “em alguns casos” arquivos foram criptografados.

 

    De acordo com o texto disparado para os funcionários do setor de informática, a orientação era para formatar os equipamentos e, em seguida, reinstalar o sistema operacional padrão das máquinas.

 

    As equipes foram convocadas a chegar mais cedo no dia 3 de novembro, a quinta-feira seguinte à eleição, para atuarem em uma força-tarefa destinada a “amenizar” a situação.

 

O aviso dizia ainda que as outras áreas do Planalto já haviam sido informadas do problema.

 

MPF pede investigação sobre apagão

 

    Ministério Público Federal do Distrito Federal pediu, de ofício, nesta sexta-feira (11), a abertura de uma investigação sobre um suposto apagão de arquivos de computadores do Palácio do Planalto.

 

    O MPF quer que Secretaria-Geral da Presidência explique a origem da ordem pela formatação dos computadores. Além disso, pede também que a pasta indique se tomou medidas para apurar as causas e responsabilidades do episódio.

 

    “Diante da situação, o MPF alerta que os fatos são graves e suficientes para instaurar uma investigação. O Ministério Público sustenta também que a Presidência da República não esclareceu se computadores foram formatados, se arquivos foram danificados ou apagados, se dados sensíveis foram vazados, se dados públicos foram perdidos ou se houve investigação sobre a origem do ataque”, disse o órgão.

 

    De acordo com a Secretaria-Geral da Presidência, vírus teriam sido detectados em algumas máquinas do Planalto. Os computadores teriam sido infectados através de “phishingi”, técnica usada por hackers para sequestrar dados confidenciais. Em nota, a pasta disse que não ocorreu nenhum vazamento de dados.

 

Fonte: Pragmatismo Político.

Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design