Moradores de Juazeiro do Norte, cidade do Cariri cearense, foram surpreendidos na noite deste sábado (12) com uma forte chuva acompanhada de ventanias e até granizo. As pequenas pedras de gelo teriam caído em pelo menos dois bairros do Município: Salesiano e Franscicanos.
Moradores gravaram imagens da chuva de granizo e divulgaram os vídeos nas redes sociais. A reportagem do Diário do Nordeste questionou a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) sobre quais fenômenos teriam sido responsáveis pelo evento.
Segundo a Funceme, nuvens mais desenvolvidas, do tipo cumulonimbus, formaram-se sobre o sul do Ceará, principalmente na macrorregião do Cariri, colaborando para chuvas e, então, a precipitação de granizo.
"As condições que colaboraram para registros de granizo, como em Juazeiro do Norte, se deram pela formação de áreas de instabilidade que se formaram a leste da região Nordeste. Tal cenário contribuiu para a formação das nuvens citadas anteriormente que, além de desenvolvimento vertical extenso, atingindo até 12 km, possuem o topo muito frio, chegando a -60ºC. Quando as gotículas de água presentes no topo de tais nuvens se resfriam tornando-se suficientemente grandes, começam a precipitar em direção à base da nuvem, podem atingir a superfície", confirmou o órgão em nota.
ALERTA
Juazeiro do Norte e outras cidades do Sul do Estado estão em alerta para a possibilidade de chuvas e ventos fortes com rajadas que podem chegar até a 60km/h. O aviso meteorológico foi emitido, neste sábado, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e tem duração até este domingo. No entanto, a depender das condições climáticas ele pode ser renovado.
Fonte: Diário do Nordeste.