segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Milícia avança e se torna o maior grupo criminoso do Rio de Janeiro.

0

 

    Milícia cresce e já controla 74,2% das áreas ocupadas pelo crime organizado na cidade do Rio de Janeiro, revela estudo. As facções Comando Vermelho, Terceiro Comando Puro e ADA diminuíram a sua área de influência

 

    Em um período de 16 anos, as milícias quase quintuplicaram seus territórios e são hoje o maior grupo criminoso do Rio de Janeiro. As áreas sob domínio de grupos paramilitares aumentaram 387,3% entre os anos de 2006 e 2021.

 

    A conclusão é do Mapa Histórico dos Grupos Armados do Rio de Janeiro, que também mostra que ao menos 4,4 milhões de pessoas moram hoje em áreas controladas por grupos criminosos (milícia e tráfico) no Grande Rio —contingente 65% maior do que em 2006.

 

    O estudo divulgado foi realizado pelo Grupo de Estudos de Novos Ilegalismos (Geni) da Universidade Federal Fluminense (UFF) em parceria com o Instituto Fogo Cruzado.

 

    Milicianos controlam hoje 256 km² —metade dos 510 km² dominados pelo crime organizado na região metropolitana do Rio.

 

Milícias passam por nova expansão

 

    O sociólogo Daniel Hirata, coordenador do Geni-UFF, destaca que neste momento os grupos paramilitares passam por um novo ciclo de expansão, tornando-se a maior ameaça à segurança pública do estado.

 

    “A tendência é bastante clara quando a gente observa o mapa, de que as milícias estão se tornando cada vez mais o grupo hegemônico no Rio”, diz ele.

 

Fonte: Pragmatismo Político.

Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design