segunda-feira, 6 de junho de 2022

Cúpula: EUA pressionam Bolsonaro a assinar declaração sobre meio ambiente.

0


     O governo americano de Joe Biden pressiona o Itamaraty a aceitar uma declaração na Cúpula das Américas criando compromissos considerados como "complicados" por parte do governo de Jair Bolsonaro.

 

    A cúpula ocorre nesta semana e passou a se transformar num risco para a Casa Branca, depois que Washington decidiu que não convidaria Cuba, Venezuela e Nicaragua. Na semana passada, dez países da região criticaram a decisão, enquanto o risco de um boicote por México e outros governos ameaçou o evento.

 

    Biden, num esforço para salvar sua cúpula, mandou um enviado para Brasília negociar a presença de Jair Bolsonaro no evento. Entre os gestos da Casa Branca está uma reunião bilateral entre os dois líderes, um pedido que estava sendo feito há meses pelo Palácio do Planalto. A presença do brasileiro, porém, não é suficiente para salvar a cúpula. Nos bastidores, negociadores revelam à coluna que um dos principais pontos de discórdia neste momento é uma declaração conjunta que Biden que ver aprovada sobre mudanças climáticas e meio ambiente.

 

    Sem o Brasil, porém, o trecho sobre clima não faria sentido. Mas, segundo diplomatas, aspectos do texto proposto pelos americanos foram recebidos com preocupação por parte do Palácio do Planalto e, pelo menos por enquanto, não existe um entendimento. Diplomatas brasileiros também estimam que o desaparecimento nos últimos dias do correspondente do jornal The Guardian, na Amazônia, possa incrementar a pressão sobre Bolsonaro. O jornalista Dom Phillips e o indigenista Bruno Pereira desapareceram quando realizaram uma expedição a uma das zonas mais isoladas da floresta. O brasileiro estava sendo alvo de ameaças. Num comunicado, o jornal britânico afirmou que está "muito preocupado e está procurando urgentemente informações sobre o paradeiro e a condição do Sr. Phillips". "Estamos em contato com a embaixada britânica no Brasil”.

 

Fonte: Uol.

Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design