terça-feira, 22 de março de 2022

Turista morre afogado no Buraco Azul em Caiçara, ponto turístico próximo de Jericoacoara

0

Um turista morreu vítima de afogamento no Buraco Azul Caiçara, um ponto turístico do município de Cruz, a 243,1 de Fortaleza, na tarde desta segunda-feira, 21. A vítima foi encaminhada em um helicóptero particular até um posto de saúde na localidade do Preá e, posteriormente, para a Unidade de pronto Atendimento (UPA) de Jericoacoara, mas não resistiu.

 

O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas depois foi informado de que a vítima havia sido socorrida, e não foi necessária a presença da guarnição no local. De acordo com o restaurante Buraco Azul Caiçara, a vítima foi identificada como Uilgner Rodrigues. Ele seria de São Paulo.

 

Segundo uma fonte ouvida pelo O POVO, uma equipe da área de saúde da Prefeitura estava de plantão, por volta das 14 horas, quando houve o acionamento para um afogamento no Buraco Azul. No entanto, a ambulância não estava no local, e a equipe saiu em um carro que transporta funcionários.

 

No Buraco Azul, a equipe foi informada de que a vítima havia sido levada em um helicóptero particular para um posto de saúde na localidade do Preá. A equipe de saúde então foi até a localidade e verificou que haviam retirado a vítima da aeronave para o posto de saúde.

 

O helicóptero que levou a vítima é da empresa de táxi aéreo (transporte público) Jeri Voos Panorâmicos, que informou que os funcionários teriam sido obrigados a realizar o transporte da vítima por causa da reação dos populares (leia abaixo a nota).

 

O turista foi atendida pelo médico de plantão na unidade de saúde; conforme O POVO apurou, foram realizados 30 ciclos de ressuscitação cardiopulmonar (RCP). A vítima estava desacordada e sem sinais vitais. 

Conforme o relato da fonte ouvida pelo O POVO, houve acionamento então para levar o turista para Jericoacoara. Como o lugar que a vítima estava era um posto de saúde, não havieria suporte para realização de cuidados avançados.

 

O homem foi então transportado do posto no helicóptero para a Unidade de pronto Atendimento (UPA) de Jeri, mas não resistiu. 

 

Reação dos populares

No local do afogamento, foi registrada muita confusão e até tentativa de agressão contra a equipe de saúde, que foi hostilizada. Turistas e pessoas relataram que "não houve socorro no local, não havia salva-vidas". Ainda reclamaram da demora no resgate e falta de estrutura.

 

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE) informou que equipes do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) foram acionadas para a ocorrência de óbito por afogamento.

 

"A vítima foi socorrida por terceiros e encaminhada para uma unidade de saúde, mas não resistiu", reforçou a SSPDS.

 

O caso é acompanhado pela Delegacia Municipal de Cruz, unidade da PC-CE responsável pela região.

 

Buraco Azul afirma que prestou socorro à vítima de afogamento

Por meio de nota, o restaurante Buraco Azul Caiçara lamentou a morte de Uilgner Rodrigues, turista que frequentava o estabelecimento. O caso, conforme a empresa, ocorreu por volta das 13h15min.

 

"A equipe de Segurança aquática do restaurante realizou de forma imediata todo socorro e atendimento à vítima de afogamento, mas infelizmente Uilgner Rodrigues veio a óbito", informou. Na nota, a Buraco Azul afirma que a empresa que vende passeios de helicóptero dentro do Buraco Azul não pertence e não tem vínculo com a atual administração do restaurante.

 

"A mesma usa somente o terreno como heliponto e venda de passeios", divulgou. A nota afirma que não aconteceram outras mortes no estabelecimentos e que vai fechar o estabelecimento nos próximos dias. "A data de abertura deve ser divulgada em breve."

 

A empresa Buraco Azul Caiçara ainda disse ainda que, "neste momento de dor, está prestando todo apoio e solidariedade à família e principalmente à companheira Bianca Carvalho que o acompanhava".

 

Segundo acidente em ponto turístico

No sábado, 19, um turista caiu após o cabo da tirolesa quebrar, na lagoa de Tatajuba, em Camocim. Em janeiro deste ano, o equipamento já havia sido interditado depois que um guia turístico também se acidentou após o rompimento de um cabo.


O POVO 

 

Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design