quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

Paciente em tratamento paliativo contra o câncer realiza desejo de rever o mar em Fortaleza

0

A paciente Izabel Loiola, que está em tratamento paliativo contra a leucemia, realizou o sonho de rever o mar nesta terça-feira (8), em Fortaleza. Internada desde o último mês de dezembro, Izabel não escondeu a emoção de poder colocar os pés nas areias da Praia de Iracema e sentir o toque das ondas.

 

"Eu amo o mar. O mar me dá paz. Quando eu estava muito atribulada e morava por aqui, eu ia para a praia e ficava escutando o som das ondas e aquilo me acalmava, me trazia muita paz. Foi muito mais do que eu esperava, isso é pura felicidade", disse.

 

Desde setembro do ano passado, Izabel está em tratamento contra um câncer no sangue. Ela foi surpreendida por um quadro de anemia meses antes e não demorou para sentir os sintomas, como febre e dores intensas. Ela já realizou três sessões de quimioterapias, mas os médicos observaram uma dificuldade de progressão das células.

 

A paciente está sendo acompanhada pelos profissionais de hematologia do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), conforme Cinara Franco, coordenadora de cuidados paliativos do hospital.

 

"É uma caminhada difícil em que sofre o paciente, sofre a família toda do paciente, todo mundo que está ao lado. Então a gente tem uma equipe multi, composta por psicólogo, assistente social, enfermeiros, médicos, que dão todo esse olhar diferenciado, não só o olhar médico nem só o controle de sintomas físicos como dor, falta de ar, mas também esse outro lado de entender que quando as pessoas estão doentes ficam mais carentes", explica.

 

Fevereiro Laranja

O caso de Izabel reforça a importância da campanha Fevereiro Laranja, que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a leucemia e a doação de medula óssea. É também o momento de chamar a atenção para a prática de uma vida saudável com exercícios físicos e uma boa alimentação.

 

A doença acontece quando há um aumento anormal de células do sangue que têm como principal função defender o organismo. O médico residente de hematologia do HUWC alerta para o fato de as pessoas ficarem sempre atentas aos sintomas.

 

"Você deve ter sempre atenção quando seu corpo apresentar machas roxas, sangramentos na gengiva ou qualquer outra localização e cansaço. As leucemias podem apresentar anemias, infecções recorrentes, já que o próprio câncer baixa a imunidade", esclarece.

 

Especialistas afirmam que o diagnóstico precoce salva vidas. Izabel descobriu a leucemia já em estado avançado, mas não perde a esperança e a alegria. Além de poder ir à praia, ela fez outro pedido especial de incentivo a doação de medula óssea.

 

"Gente olha são só 5 ml, você se cadastra, você tem muitas vantagens, fora que você ainda tem a possibilidade de salvar uma vida", ressalta.


G1 CEARÁ

 

Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design