terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Manchas de óleo atingem todas as praias de Aracati a Fortaleza; vestígios já foram encontrados também no litoral oeste

0

As manchas de óleo que começaram a aparecer na semana passada na praia de Canoa Quebrada, em Aracati avançaram por quase todo o litoral leste do Ceará e já há relatos em cidades do litoral oeste. O balanço foi feito em uma reunião comandada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), com a Marinha do Brasil, Ibama, Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), universidades e órgãos que atuam na crise ambiental cearense.

 

Órgãos oficiais ainda não sabem o que teria provocado as manchas atuais, mas já investigam o que é o material e o que provocou a sua chegada à costa cearense. O resultado de uma investigação técnica deve ser concluído num prazo de até um mês.

 

Segundo a Marinha, não há indicação da presença de manchas de óleo nas praias cearenses desde domingo (30).

 

Até o fim de semana, pelo menos 12 praias haviam sido atingidas pelos vestígios de óleo. Contudo, o Ibama informou, durante a reunião, que o monitoramento encontrou os materiais em todas as praias do litoral leste, desde a Praia do Futuro, em Fortaleza, até a última de Aracati, chamada Praia da Fontainha. A informação foi dada pelo analista ambiental do órgão Rafael Moraes.

 

Segundo ele, o monitoramento foi realizado entre quinta-feira (27) e sábado (29), quando foi observada a maior presença de vestígios de óleo. "Por vezes, turistas e frequentadores nem notavam que tinham óleo na praia", disse.

 

Conforme o analista ambiental, as maiores quantidades de material oleoso foram observadas nas praias de Quixaba, em Aracati; Parajuru, em Beberibe; além de Prainha e Porto das Dunas, em Aquiraz, município vizinho a Fortaleza. A única cidade do litoral leste sem apresentar confirmações de presença de óleo é a cidade de Icapuí, último município cearense antes da fronteira com Rio Grande do Norte.

 

Avanço ao litoral oeste

Segundo o professor Rivelino Cavalcante, da Universidade Federal do Ceará (UFC), o monitoramento dos pesquisadores apontou a presença de óleo em todas as praias desde Sabiaguaba, em Fortaleza, até Canoa Quebrada, em Aracati. Conforme ele, já há vestígios oleosos no litoral oeste.

 

"[O material] é pequeno, é praticamente imperceptível, algumas pessoas nem conseguem notar que esse material está na praia, e isso é até perigoso e negativo porque a dispersão vai ser maior. Já [temos informes] de que chegou no lado oeste, já está chegando em Pecém e no Paracuru", constatou.

 

A prefeitura de São Gonçalo do Amarante, a oeste de Fortaleza, disse não ter localizado vestígios na praia do Pecém. As prefeituras de Caucaia, Paraipaba, Trairi, Itapipoca, Cruz, Acaraú, Amontada e Camocim, também no litoral oeste, afirmaram não ter registrado presença dos materiais.

 

Manchas não são vistas desde domingo

O capitão dos Portos do Ceará, Anderson Pessoa Valença, afirmou na reunião que não foram avistadas novas manchas de óleo no litoral cearense desde domingo (30), após as prefeituras fazerem as limpezas dos locais, com o apoio da Marinha e do Ibama.

 

"A gente notou, pelo menos, que não tem chegado aparentemente novos vestígios de óleo. No ponto focal onde apareceram mais, que foi na região de Aracati, desde o fim de semana, a prefeitura está fazendo essa limpeza. Isso denota que não chegaram mais vestígios de óleo nas praias da região", disse.

 

Conforme o capitão do Portos, a mesma situação foi verificada nas praias do município de Cascavel e na Praia do Futuro, em Fortaleza. Em nota na quarta-feira (26), a Marinha informou que as "amostras do material foram coletadas e serão enviadas para análise no Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), no Rio de Janeiro".


O POVO

 

Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design