sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Brasil tem 12 casos da sublinhagem BA.2 da Ômicron, informa Ministério da Saúde

0

Oficialmente, foram identificados no Brasil 12 casos de Covid-19 causados pela sublinhagem BA.2 da variante Ômicron, segundo o Ministério da Saúde (MS). Sete dessas notificações foram feitas de São Paulo (SP), e outras três, do Rio de Janeiro (RJ). Um caso foi em Santa Catarina (SC) e outro, em Minas Gerais (MG). Em resposta ao O POVO, por e-mail, a Pasta informou que esses casos foram notificados até essa quarta-feira, 16.

 

Monitoramento da variante Ômicron do Instituto Todos pela Saúde (ITpS) analisou 105.985 testes RT-PCR (Thermo Fisher) realizados em 604 municípios de 26 estados. Eles foram realizados pelos laboratórios DB Molecular, Dasa e CDL no período entre 5 de dezembro de 2021 e 12 de fevereiro de 2022.

 

Na semana de 6 a 12 de fevereiro, quase todas as amostras positivas para a doença foram causadas pela variante Ômicron (BA.1). Ao todo, naqueles sete dias, houve 853 casos confirmados — dos quais 98,9% (844) foram de Ômicron (BA.1). A variante foi detectada em 374 municípios de 25 estados.

 

O ITpS também está monitorando como a BA.2 irá se comportar frente à BA.1. "A BA.2 é mais transmissível que a BA.1 e segue se disseminando pelo mundo, já sendo observada em ao menos 57 países", aponta o Instituto.

 

Nas últimas semanas, segundo o monitoramento do ITpS, a positividade de testes caiu de 67,6% para 51,4%, apesar de a Ômicron seguir se disseminando pelo País. A variante já foi detectada em pelo menos 374 municípios brasileiros.

 

"Os surtos da variante Ômicron não ocorrem em sincronia, ou seja, alguns estados e municípios podem hoje observar uma queda no número de casos enquanto outros observam aumento", aponta o relatório. Dessa forma, as medidas de prevenção devem ser adotadas seguindo o cenário epidemiológico local.

 

Independentemente da variante ou da sublinhagem do Sars-Cov-2, vírus que causa a Covid-19, as medidas de prevenção à doença continuam sendo as mesmas já conhecidas: "vacinação, máscara, distanciamento social, boa circulação de ar em ambientes fechados e hábitos de higiene", indica o Instituto Todos pela Saúde.


O POVO




 

Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design