terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

Bolsonaro participa de evento para acionar liberação das águas do São Francisco na barragem de Jati, no Ceará

0

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), visitou a cidade de Jati, no extremo-sul do Ceará, para acionar a liberação das águas da barragem do projeto de integração das águas do São Francisco nesta terça-feira (8) no município.

 

O presidente acionou a liberação das águas da barragem, que estava em manutenção desde maio de 2021, para seguirem em direção ao Cinturão das Águas, conjunto de obras que leva recursos hídricos a diferentes regiões do estado.

 

A visita acorreu quatro dias após o presidente protagonizar polêmicas com o Nordeste. Em sua live de quinta-feira, Bolsonaro perguntou a assessores de qual estado ou cidade era o Padre Cícero. Impaciente com a demora da resposta, o presidente os chamou de "pau de arara".

 

Grupos de apoiadores do presidente, reunidos com bandeiras e camisas, se reuniram no local da cerimônia bem antes da chegada do presidente. Opositores também estavam próximos à tenda onde foi realizada a solenidade.

 

O presidente desembarcou no Ceará por volta de 12h30 depois de uma viagem a Salgueiro (PE). Bolsonaro deve seguir ainda nesta terça para a Paraíba. Parlamentares cearenses como os deputados federais Capitão Wagner (PROS) e Dr. Jaziel (PL) e a deputada estadual Dra. Silvana (PL) também participam do evento.

 

Fies

O presidente afirmou que a partir do próximo fim de semana inadimplentes com o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) vão poder ter desconto de até 92% na dívida.

 

"Temos inadimplentes pessoas que fizeram faculdade e usaram recursos do Fies de 2017 pra cá, temos 1.000.070 brasileiros que não têm como pagar essa divida. E nós estaremos perdoando a partir agora do fim de semana 92% dessa divida. Não basta mandá-lo fazer universidade com recursos públicos que terão que ser ressarcidos no futuro quando não aparece para ele o mercado de trabalho", disse durante o discurso em Jati.

 

Quinta visita

Esta é a quinta visita de Bolsonaro ao Ceará como presidente da República. Em outubro de 2021, ele foi à cidade de Russas para lançar obra no açude Banabuiú e o edital de construção da última fase do Pisf, o ramal que vai do Apodi ao Rio Salgado.

 

Antes de chegar a Jati, Bolsonaro passou por outra estrutura do São Francisco, na cidade de Salgueiro, em Pernambuco. No local, ele participou da inauguração do Núcleo de Controle Operacional da Transposição do Rio São Francisco.

 

Projeto São Francisco

As águas do São Francisco chegaram ao Ceará em junho de 2020 em um evento que também contou com a presença do presidente. Agora, estão em processo os ramais que possibilitarão o uso das águas para outros municípios cearenses.

 

Barragem de Jati tem 56 metros de altura e capacidade de acumular até 28 milhões de metros cúbicos de água. O acionamento para enchimento da barragem aconteceu em junho de 2020, mas a estrutura não recebia água do São Francisco há nove meses devido a serviços de manutenção e substituição de equipamentos para modernização da estrutura.

 

G1 CEARÁ

Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design