terça-feira, 4 de janeiro de 2022

Ceará tem metade dos açudes com menos de 30% do volume de água antes do período chuvoso de 2022

0

O Ceará tem 77 açudes com volume inferior a 30% e apenas um reservatório com volume acima de 90%. Os dados são referente aos 155 reservatórios monitorados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), com dados atualizados até a manhã desta terça-feira (4).

 

De acordo com a Cogerh, único açude com volume acima de 90% é o Caldeirões, na cidade de Saboeiro, na Região Centro-Sul. O reservatório se encontra com volume de 90,45%.

 

Os maiores açudes do Ceará seguem em situação crítica. O Castanhão, principal reservatório a abastecer a Grande Fortaleza, tem apenas 8,10% da capacidade máxima. É o pior nível desde o dia 24 de março de 2020 quando atingiu 7,07% de sua capacidade.

 

Já o Orós, segundo maior açude do estado, tem 22,49% do volume máximo. O Banabuiú está com 8,21%.

 

Chuvas da pré-estação

Os meses de dezembro e janeiro marcam a pré-estação chuvosa no Ceará. Como o próprio nome diz, ela antecede o principal período de chuvas no Estado, que vai de fevereiro a maio. A previsão é de poucas chuvas no início desse período.

 

De acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a média para o bimestre é de 130,3 milímetros, sendo 31,6 mm correspondentes às chuvas em dezembro e 98,7 mm, em janeiro. A qualidade das precipitações nesta época não tem relação com o resultado dos meses seguintes, como explica a gerente de Meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto.

 

"Uma boa pré-estação chuvosa não significa necessariamente uma boa estação chuvosa. Um exemplo recente. Janeiro de 2016. Muita chuva aqui no Ceará. Isso é um exemplo que chuva em pré-estação não significa necessariamente uma boa estação chuvosa", afirmou.

 

Em janeiro, as precipitações costumam ser decorrentes da influência de frentes frias que alcançam o Estado da Bahia e provocam formação de áreas de instabilidade e nuvens de chuva, principalmente, no sul do Ceará.

 

Além das frentes frias, o período também é caracterizado pela atuação dos Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCANs) e dos Cavados de Altos Níveis (CANs), que dependendo do seu posicionamento provocam chuvas no Ceará.

 

Durante a quadra chuvosa, o principal sistema indutor de chuvas no Ceará é a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). A ZCIT são nuvens que circundam a faixa equatorial do globo terrestre, formada principalmente pela confluência dos ventos alísios do Hemisfério Norte com os ventos alísios do Hemisfério Sul.


G1 CEARÁ

 

Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design