quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Brasil recebe 1º lote da vacina pediátrica da Pfizer contra a Covid-19

0

O primeiro lote de vacinas pediátricas contra a Covid-19 fabricadas pela Pfizer chegou ao Brasil na madrugada desta quinta-feira, 13. A carga com 1,2 milhão de doses chegou ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), às 4h38.

 

A distribuição das doses começa ainda nesta quinta, de forma proporcional à população de crianças em cada estado e no Distrito Federal. A expectativa é que o Ceará receba 55.100 doses do imunizante na sexta-feira. 

 

Segundo o Ministério da Saúde, durante o primeiro trimestre devem chegar ao Brasil quase 20 milhões de doses pediátricas, destinadas ao público-alvo de 20,5 milhões de crianças. A informação é que serão entregues 4,3 milhões de doses em janeiro, 7,2 milhões em fevereiro e 8,4 milhões em março.

 

A imunização de crianças de 5 a 11 anos foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no último dia 16 de dezembro, após análises de segurança e eficácia da vacina.

 

Na última segunda-feira, 10, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) divulgou uma nota técnica em que explica como será a distribuição e aplicação do imunizante nesse público no Estado. A distribuição dos frascos aos municípios se dará por meio do cadastro na plataforma Saúde Digital e a operacionalização seguirá as faixas etárias por ordem decrescente, ou seja, crianças de 11 anos serão as primeiras a receber o imunizante até chegar àquelas com 5 anos de idade. 

 

Além disso: 

- As crianças irão receber duas doses da vacina pediátrica da Pfizer/BioNtech, cujo nome comercial é Comirnaty

- O intervalo entre as doses será de oito semanas

- Quem completar 12 anos entre a D1 e D2 deve concluir o esquema vacinal com a dose pediátrica.

 

Desde o dia 16 de dezembro, já é possível cadastrar o público 5 a 11 anos na plataforma Saúde Digital. O procedimento é o principal requisito para o agendamento da aplicação, que também será informado pela mesma plataforma da Sesa. Apesar da importância da imunização, menos de 20% do público infantil apto a receber a dose do imunizante no Ceará está cadastrado.


O POVO

 

Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design