terça-feira, 16 de novembro de 2021

Auxílio Brasil: fortalezenses fazem fila em busca de informações às vésperas do pagamento do benefício

0


 

Fortalezenses formaram uma longa fila no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Bairro Barra do Ceará, na capital, na manhã desta terça-feira (16), em busca de informações sobre o Auxílio Brasil, programa de transferência de renda que substitui os recém-extintos Bolsa Família e Auxílio Emergencial.

 

Às vésperas do pagamento da primeira parcela do benefício, prevista para quarta-feira (17), fortalezenses tentam atualizar o Cadastro Único (CadÚnico), principal instrumento do governo para a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, e requisito para entrar no substituto do Bolsa Família. Porém, somente a atualização não garante que a família será selecionada.

 

Conforme a gerente da Célula de Benefícios da Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Adriana Pereira, famílias com o cadastro atualizado há menos de dois anos, sem alteração, não necessitam comparecer ao CRAS e, assim, evitam as aglomerações no local.

 

"Se a família tiver o Cadastro Único atualizado de dois em dois anos não há nenhuma necessidade para que essa família possa chegar a um equipamento do Centro de Referência de Assistência Social. Somente ela estar acompanhando, saber que o cadastro dela está atualizado, porque quem recebe o Bolsa Família, de forma automática, vai fazer parte do programa Auxílio Brasil", disse Adriana Pereira.

 

As famílias escolhidas serão avisadas oficialmente mês a mês pelo Ministério da Cidadania.

 

Ainda segundo a gerente da Célula de Benefícios, as famílias que estão com o CadÚnico desatualizados, além dos CRAS, podem procurar outras unidades de atendimento na capital.

 

"Pessoas que estão com seu cadastro desatualizado, elas podem procurar qualquer unidade dos Centros de Referências de Assistência Social, os Vapt-Vupts, os núcleos de Cadastro Único das regionais, levando toda documentação pessoal", explica Adriana.

 

No Ceará, também é possível tirar dúvidas e obter informações sobre o Auxílio Brasil através dos telefones 85 3488-9894 ou pelo WhatsApp 85 98970-3939, informando o número do CPF e o Número de Identificação Social(NIS).


G1 CEARÁ

Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design