quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Ranulfo Rodrigues participa do programa Show do Beto Guerra e fala sobre carreira, pré-campanha e OAB.

0

 

O advogado e pré-candidato à presidência da Ordem dos Advogados — OAB Subseção Sobral, Ranulfo Rodrigues, concedeu, nesta segunda-feira,11, uma entrevista para o radialista Beto Guerra, onde falou sobre o trabalho realizado pela Ordem, da sua experiência na advocacia e do papel da OAB na classe advocatícia e sociedade.

 

Em atual momento de pré-campanha, o líder do movimento “Avançar Reunindo” fala da missão, que é o motivo após 12 anos de formação, seguido da sua volta a Sobral. “Acredito que o fato de querer ser presidente, de seguir a liderança de um movimento desse, de uma ordem que hoje conta com quase 1 600 advogados, seja uma missão muito mais do que realmente um ego, uma vaidade. Na verdade, é uma missão muito importante que toda a advocacia precisa compreender e avaliar neste ano”.

 

“A defesa de prerrogativas talvez seja a minha maior bandeira porque percebemos, sim, a necessidade de defender sempre o advogado”. Responde o advogado sobre a motivação para a sua pré-candidatura e a importância para a sociedade desse momento de eleição.

 

O Dr. Ranulfo também demonstra a satisfação que tem em atuar há 6 anos como tesoureiro da OAB subseção Sobral e nas gestões dos colegas, Dr. José Inácio Linhares e o atual presidente Dr. Rafael Ponte.

 

“A OAB é uma corrida de bastão. Já tenho acompanhado a gestão do José Inácio e acumulo a experiência daquela época, ainda muito novo. Também acompanhei o Rafael Ponte na gestão dele, estou finalizando essa gestão, agora, na condição de tesoureiro.E tive uma oportunidade imensa, pois, como presidente ele podia centralizar as ações e nunca fez isso. Oportunizou a todos e a todas da advocacia. E não estou falando só de diretores e conselheiros. Qualquer advogado que tivesse interesse de compor os quadros da ordem, que tivesse algum interesse de prestar serviço, as portas estavam abertas. Tenho muita gratidão a eles”. Comenta Ranulfo.

 

Falando sobre o papel da Ordem, ele vê que não é só levantar bandeira da defesa e do fim do crime. “Ela atua indiretamente, e por intermédio do advogado, em toda situação que existe uma ilegalidade. Os direitos humanos têm que ser respeitados sim”.

 

Questionado sobre a aproximação da OAB na sociedade, Ranulfo é claro: está!

“Lembro-me da época em que o presidente José Inácio ia para o Becco do Cotovelo para fazer atendimentos, tirar dúvidas da população. Lembro das ações sociais que o Rafael tem feito ao longo desses 6 anos. Inclusive a grande maioria dos nossos eventos, eles têm caráter filantrópico. Então, isso sempre foi feito pela ordem. Temos inúmeras ações solidárias. A ordem tem um trabalho muito próximo da sociedade. A ordem está aqui para fomentar a democracia, compreender as divergências, as diferenças, mas sempre pensar no que é melhor para a sociedade”.

 

Ele acredita que a sociedade ainda precisa entender o trabalho da advocacia. Segundo o mesmo, ainda existem problemas voltados à cobrança de honorários e traz uma possível solução.

“Para essa ideia, o que poderíamos fazer? Audiências públicas envolvendo a sociedade, envolvendo as instituições públicas, a sociedade civil organizada, para que pudéssemos discutir a respeito disso, porque o profissional advogado, assim como qualquer outro, precisa ser remunerado”.

 

Sobre como a OAB lida com a pressão dos jovens advogados que querem fazer a prova, ele lembra que a ordem não oferece curso de advocacia, mas que promove palestras que podem ser frequentadas por alunos das diversas faculdades, além da preocupação com a saúde mental dos futuros advogados. “No dia da prova, aquele momento de tensão, difícil, fazemos um gesto de carinho com todos que tão ali naquele momento, e levamos água, um chocolate, caneta e brincamos com todo mundo, desejando boa sorte. Isso é um hábito que a OAB SOBRAL tem”.

 

São 11 anos que o Dr. Ranulfo trabalha pela Ordem e avisa: ninguém que faz parte da OAB recebe qualquer tipo de remuneração, de ajuda de custo. “Esse exercício do cargo de tesoureiro durante 6 anos, fechando agora 6 anos, me trouxe uma certeza, uma experiência imensa, um crescimento maior ainda, de que podemos fazer ainda mais, de que temos muito que contribuir com a Advocacia” destaca o advogado.

 

O Dr. Ranulfo reforça sobre a importância da evolução da classe advocatícia. “A necessidade de avançar é diária. A necessidade de trazer a Advocacia para a sociedade é crescente. A necessidade de representatividade da ordem em função da advocacia, das instituições, é diuturna. Então, estamos aqui com o papel de Avançar ainda mais.”


Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design