quinta-feira, 29 de julho de 2021

Mirando larga escala, Ambev lança cerveja que não depende de produtos importados

0

 


Até pouco tempo atrás, uma cerveja de qualidade certamente tinha em sua composição ingredientes importados. Mas isso pode mudar. A Ambev anunciou sua primeira cerveja feita apenas de produtos nacionais, e pretende vender o produto em larga escala. A marca se juntou à Lohn Bier, uma microcervejaria de Santa Catarina, para lançar a TodaNossa, que não depende de itens importados.

A apresentação do novo rótulo foi possível graças a um projeto de aceleração que fomenta a produção de ingredientes em solo brasileiro. Sua composição lúpulo, malte e levedura da região Sul do país.

A previsão da Ambev é que o envase da nova cerveja chegue à marca de dois mil litros em agosto. O foco da companhia é conquistar o mercado nacional nos próximos meses para começar a produzir em larga escala. O preço sugerido pela garrafa long neck de 355 ml é de R$ 15.

“Até pouco tempo atrás, os argumentos para se fazer cervejas de qualidade eram exclusivamente associados ao uso de ingredientes importados. Mas, a partir de agora, podemos usar três tipos de maltes beneficiados de cevada brasileira, lúpulos que são cada dia mais bem desenvolvidos na Serra Catarinense e a primeira levedura tipo Saccharomyces”, conta Richard Brighenti, cervejeiro,  sommelier e dono da Lohn Bier.

 

Todos os condimentos usados na receita da TodaNossa vêm das centenas de famílias catarinenses, que se dedicam ao cultivo das matérias-primas. Essa produção acontece porque dois pesquisadores brasileiros, René Aduan e Ana Carolina Souza Ramos de Carvalho, em andanças pelo Sul, encontraram os itens em agriculturas familiares.

“A TodaNossa é fruto da colaboração de pesquisadores, malteiros, cervejeiros, produtores de lúpulo e cevada. Todas essas cervejas colaborativas que estão sendo criadas mostram que é possível, sim, produzir lúpulo e demais ingredientes de qualidade no Brasil”, afirma Felipe Sommer, coordenador do Projeto Fazenda Santa Catarina, criado para fomentar o cultivo do lúpulo, por meio dos pequenos agricultores. 

A comercialização da bebida vai ser feita exclusivamente pelo Empório da Cerveja, e-commerce da Ambev, e pela Cervejaria Lohn Bier, que mantém uma manufatura local na cidade de Lauro Muller, no interior de Santa Catarina.

Produção nacional

Embora o Brasil não tenha tradição em produzir rótulos que tenham apenas ingredientes nativos, a atividade cervejeira em solo nacional está a pleno vapor, como mostrou o Anuário da Cerveja de 2020, divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Durante o ano, a pasta concedeu registro de produção para 1.383 empresas do país. As novas casas ficam principalmente na região Sul-Sudeste, que mantém concentração de 85% das cervejarias brasileiras, mas todos os estados têm fabricantes.

Em relação aos novos produtos, no ano passado, surgiram 8.459 rótulos nas prateleiras, um recuo de 14% em comparação aos resultados de 2019. Segundo o órgão, já são quase 34 mil produtos nacionais disponíveis aos consumidores. 

CNN



Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design