sexta-feira, 9 de julho de 2021

Comércio do Ceará terá horário de funcionamento ampliado a partir de segunda-feira, diz Camilo

0

 

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), anunciou nesta sexta-feira (9) a ampliação no horário de funcionamento do comércio de rua e de shopping do estado. Conforme o governador, haverá as seguintes mudanças nos horários:


Comércio de rua: abertura, que era às 10h, agora pode ocorrer a partir das 9h;

Comércio de shopping: abertura, que era às 12h, agora pode ocorrer a partir das 10h;

O toque de recolher continua a partir de 23h. Sem especificar a data, Camilo disse que as doses da vacina Sputnik V chegarão ao Ceará "nos próximos dias". O Ceará vai poder importar apenas 180 mil doses desse imunizante, devido a uma limitação da Anvisa.



O decreto vale para os próximos 15 dias e deverá ser publicado no Diário Oficial do Estado até este sábado (10), segundo Camilo. Ao fim do período de duas semanas, o governador deve divulgar novas medidas.



A decisão foi anunciada após reunião do comitê que define as políticas de enfrentamento à pandemia no Ceará. O comitê tem técnicos que avaliam a evolução da doença, além de membros do Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Poder Judiciário e Ministério Público.



Há duas semanas, o governador resolveu flexibilizar as medidas, liberando o funcionamento de feiras livres e aulas presenciais de ensino superior. Além disso, a região do Cariri passou a ter as mesmas regras das demais regiões.


Aeroporto de Fortaleza

O secretário da Saúde informou que foi implantada testagem no aeroporto de Fortaleza. “Uma das medidas que o governador discutiu na comissão, no nosso comitê, com a participação do Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual, há dois dias começamos a fazer a testagem no aeroporto de Fortaleza. Em acordo com a Anvisa, nós vamos fazer as barreiras sanitárias e em breve será apresentado a população uma área de testagem dentro do aeroporto e também para que a gente possa fazer o rastreamento”.


Redução dos casos

A taxa de transmissão em todas as regiões do Ceará está abaixo de 1, ou seja, "há redução com tendência de mais queda, mas isso não significa que a pandemia passou", afirmou o secretário da Saúde do Ceará, Dr. Cabeto.


Apesar da redução dos casos e das mortes, Cabeto afirma que a população deve manter a prevenção, já que há o risco de novas ondas da pandemia com novas variantes do vírus.


"É preciso que a gente tenha um número maior de vacinados para que ter proteção contra essas variantes", alertou. "Essa é a fase de evitar pequenos surtos: usar máscaras e evitar aglomeração", aconselhou o secretário.


G1 


Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design