terça-feira, 29 de junho de 2021

Rede Tv e Sikêra Jr. são alvo de ação do Ministério Público Federal por homofobia

0

 

O Ministério Público Federal ajuizou uma ação civil pública no Rio Grande do Sul contra a Rede TV! e o apresentador Sikêra Jr. por conta de falas discriminatórias e preconceituosas direcionadas a pessoas LGBTQIA+ . As falas foram ao ar na sexta, 25, no programa Alerta Nacional, veiculado na emissora, e gerou polêmica. As informações são da Folha de S. Paulo.


Na ocasião, o apresentador criticou a propaganda que a rede de fast food Burger King criou para o Dia do Orgulho LGBTQIA+, celebrado em 28 de junho. Durante a fala, Sikêra Jr. chamou gays de "raça desgraçada". “A gente está calado, engolindo, engolindo essa raça desgraçada que quer que a gente aceite que a criança...deixe as crianças, rapaz!", comentou o apresentador.


No vídeo, crianças e pré-adolescentes comentavam sobre as diversas formas de amor e descrevem suas famílias. Sikêra Jr já tinha um histórico de ataques ao público LGBTQIA+. Em resposta ao comentário, o Hapvida suspendeu o patrocínio para o programa Alerta Amazonas.


"Não apoiamos forma alguma de preconceito, seja social, de credo, raça, gênero ou orientação sexual. No momento, suspendemos o patrocínio do Alerta Amazonas. Estamos sempre trabalhando por uma sociedade mais saudável", respondeu o Hapvida.


Ação Pública


O MPF assina a ação em conjunto com a associação Nuances – Grupo Pela Livre Expressão Sexual, que atua na defesa dos direitos humanos da população LGBTQIA+. É pedido que a Rede TV! e Sikêra Jr sejam condenados a pagar R$ 10 milhões por danos morais coletivos, a ser destinado à estruturação de centros de cidadania LGBTQIA+.


O texto solicita ainda a exclusão na íntegra do programa do dia dos comentários nos sites e nas redes sociais. A ação deve ser acompanhada de uma retratação pelos mesmos meios com o mesmo tempo e em idêntico horário, devendo permanecer nos sites da empresa por pelo menos um ano.


Procurada pela Folha, a Rede TV! informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não tem ciência da ação e que não comenta processos judiciais em andamento.


O Povo Online 


Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design