segunda-feira, 7 de junho de 2021

Hospitais estaduais são reconhecidos pela Anvisa por alta conformidade às práticas de segurança do paciente

0

 

O Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, e o Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), foram os únicos hospitais do Estado certificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por alcançarem 100% de conformidade aos indicadores de práticas de segurança do paciente. No Ceará, também alcançaram alto índice de conformidade os hospitais estaduais Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte, Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), Geral Dr. César Cals e Geral de Fortaleza (HGF), em Fortaleza.


A Anvisa divulgou um relatório no qual apontou os critérios de segurança do paciente avaliados e a lista por estado dos serviços de saúde com alta conformidade. Entre os critérios analisados estão a instituição de um plano de segurança do paciente com protocolos de prevenção de infecções, de cirurgia segura e segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos. Os serviços de saúde que atingiram 100% de conformidade aos indicadores de práticas de segurança receberão declaração da Agência reconhecendo o pleno desempenho alcançado na avaliação.


A metodologia é de autoavaliação das práticas de segurança do paciente em serviços de saúde em hospitais com leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O processo leva em consideração as metas do Programa Brasileiro de Segurança do Paciente. Após responder a um questionário, os hospitais têm os dados analisados e confirmados por meio de documentação.


Segundo o gerente de risco do HRN, Kildery Teófilo, o reconhecimento da Anvisa mostra o empenho dos hospitais no desenvolvimento de boas práticas de segurança do paciente. “É um reconhecimento da Anvisa de que o hospital desenvolve práticas de segurança do paciente de acordo com metas do programa brasileiro”, destaca. Segundo ele, o HRN possui um núcleo de segurança do paciente que atua no desenvolvimento de estratégias para a qualificação do cuidado pautado na segurança, como na implantação e gerenciamento de protocolos.




Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design