segunda-feira, 10 de maio de 2021

Faltando pouco mais de um metro para nova sangria, açude Araras tem aumento considerável de volume

0

 

Quarto maior reservatório do estado do Ceará, o açude Paulo Sarasate, em Varjota, vem registrando aumento considerável de volume, sobretudo na última semana. Em sete dias, houve aumento de nove centímetros e já somando um aporte total de 5,19%, desde o início da quadra chuvosa em fevereiro.


De acordo com dados do DNOCS, o Araras se encontra hoje com 715 milhões de m³, o equivalente a 83,19% da sua capacidade. A sangria é atingida na cota 153, portanto, faltando 1 metro e 57 centímetros para transbordar, alimentando novamente a esperança de que o feito ocorra pelo segundo ano consecutivo.


Em 2020, as águas passaram por cima da parede no dia 23 de abril, tendo permanecido por aproximadamente um mês e trazendo muita alegria aos moradores de Varjota e região em contemplar a beleza da natureza. Ao longo de 63 anos de fundação, já sangrou 19 vezes.


Inaugurado em 1958 pelo presidente Juscelino Kubitschek, o reservatório é responsável pelo abastecimento de cinco cidades, além da irrigação de milhares de hectares, da criação de peixes e da geração de 6 mil watts de energia. Em janeiro de 2017, após longos anos de estiagem, atingiu o menor volume já registrado das suas águas, comportando apenas 3,41%.

A Voz de Santa Quitéria

Imagens: Jonas Deison


Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design