sábado, 22 de maio de 2021

Decreto de reabertura econômica do Ceará mantém regras atuais, mas recomenda medidas mais restritivas no Cariri

0

 

O governador do Ceará Camilo Santana (PT) anunciou neste sábado (22) que as regras do decreto de reabertura econômica no Ceará seguem sem mudanças, porém, vão ser recomendadas medidas mais restritivas para a região do Cariri. (veja regras abaixo)

As macrorregiões de Fortaleza e região Norte mantêm o mesmo nível de abertura de atividades não essenciais do decreto anterior, enquanto as regiões do Cariri, Sertão Central e Vale do Jaguaribe ficam em estágios menos avançados na flexibilização.

“Por conta dos números o Comitê decidiu que não haverá mudanças no decreto em relação a avanços na flexibilização, até porque nós estamos a uma semana com um último decreto e nós vamos aguardar duas semanas, são 14 dias, que é o período para que se possa avaliar epideologicamente qualquer mudança em relação os números. Por questões de cautela vamos manter o último decreto da semana passada", disse Camilo.

O governador também ressaltou a preocupação com o aumento dos casos de Covid-19 na região do Cariri, o que o levará a recomendar medidas mais restritivas. "Também vamos recomendar medidas mais restritivas a região do Cariri, que é a região que nesse momento mais está nos preocupando, porque lá aumentou o número de casos, aumentou a demanda assistencial", afirma o gestor estadual.

 

O anúncio foi feito após reunião com o comitê científico, formado por profissionais de Saúde, presidentes do Tribunal de Justiça e Assembleia Legislativa, e representantes de Ministério Público Estadual, Federal e do Trabalho, e a Prefeitura de Fortaleza.

Veja o funcionamento das atividades nas regiões de Fortaleza e Norte:

O comércio de rua passa a funcionar das 10h às 19h, e os shoppings das 12h às 21h;

Os restaurantes e demais estabelecimentos de alimentação fora do lar têm autorização para funcionar das 10h às 21h, com capacidade até 50%, de segunda a domingo;

Nas academias, fica prolongado o horário de funcionamento até 21h;

Ficam autorizadas atividades esportivas individuais em clubes, como também escolinhas de esportes em clubes e areninhas;

Estão autorizadas as aulas práticas do ensino superior e atividades extra-curriculares das escolas, como também os cursos de música, informática, idiomas, entre outros;

O toque de recolher será realizado todos os dias das 22h às 5h, em todo o Estado.

Indicadores da Covid-19

Conforme o secretário de Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), a taxa de positividade dos exames do novo coronavírus reduziu significativamente em Fortaleza, mas ainda permanece elevada em outros municípios do Estado.

Já a razão de transmissão da doença, encontra-se com tendência de aumento na Região do Cariri. Segundo o secretário, enquanto a média da taxa de positividade do Ceará é em torno de 30%, na região do Cariri está em 58,21%. "...isso inspira muito cuidado", alerta o titular da pasta.

Segundo Cabeto, a capital cearense permanece com tendência na redução de atendimentos por Covid-19 nas emergenciais e nas Unidades de Pronto Atendimento (Upas). O número de pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) ainda permanece elevado, de acordo com o secretário, com o tempo maior de internação.

“Esse panorama mostra o quão é importante ainda entender que a pandemia não cessou. É preciso ainda muito cuidado, pois temos números elevados”, disse Cabeto.

G1 CE


Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design