O Hospital Regional Norte (HRN), do
Governo do Ceará, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), administrado pelo
Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), segue reorganizando os fluxos de
atendimento nos setores em virtude da pandemia de Covid-19. Na emergência
adulto, referência clínica e cirúrgica para média e alta complexidade nos 55
municípios da região de saúde de Sobral, a segurança dos pacientes é mantida em
todas as etapas do atendimento. O setor já atendeu quase seis mil pacientes no
primeiro trimestre deste ano.
“Desde o início da pandemia, organizamos
fluxos separados para pacientes Covid e não-Covid. Toda a organização reflete
um cuidado diferenciado e melhora a segurança dos pacientes”, ressalta Kelce
Matias, coordenadora de enfermagem da emergência adulto.
Os espaços físicos da emergência vêm
sendo ampliados desde 2020 para garantir o atendimento a pacientes com perfis
respiratório e não-respiratório. Neste período de agravamento dos casos de
Covid-19, segundo Kelce, houve uma ampliação da estrutura para atendimento a
pacientes críticos, com a criação da terceira sala de reanimação. São dois
espaços destinados a pacientes com sintomas respiratórios e outro para enfermos
sem estas manifestações. “Os pacientes estão chegando mais graves e necessitando
ainda mais do cuidado intensivo e especializado”, avalia.
Além disso, houve ampliação da sala de
espera, garantindo a separação de perfis respiratório e não-respiratório. A
emergência apresentava duas unidades de observação intermediária com estrutura
de terapia intensiva. A terceira foi aberta com mais 14 leitos para pacientes
críticos e de Unidade de Cuidados Especiais (UCE). Também há duas salas de
medicação e quatro de observações para pacientes com menor criticidade.
Triagem
Os cuidados com os pacientes começam com
a classificação na porta de entrada entre pacientes com e sem sintomas
respiratórios. O atendimento dos dois perfis ocorre com equipes e em
consultórios específicos. Dependendo do diagnóstico, os pacientes seguirão ou
não para os leitos de observação respiratória. Além disso, há o uso dos
Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados para cada tipo de
assistência. Os pacientes são orientados a permanecer de máscara durante todo o
período de atendimento e internação.
A supervisora da emergência adulto,
Giovanna Randal, explica que todos os colaboradores estão preparados para
identificar sinais de casos suspeitos de Covid-19. “Desde a porta, antes da
triagem, estabilizamos o paciente e fazemos um contato prévio para visualizar o
perfil. Todos os nossos colaboradores estão treinados para reconhecer pacientes
com sintomas gripais”, afirma a enfermeira. Também são realizados testes
rápidos de Covid para casos suspeitos na porta da emergência.
No ano passado, a emergência pediátrica
foi realocada para outra entrada do hospital a fim de possibilitar a expansão
da emergência adulto. A mudança foi implementada em decorrência da pandemia.
“Estas mudanças visam a adequar e melhorar o atendimento aos nossos pacientes,
além de organizar os fluxos de acolhimento e internação”, ressalta o diretor
geral do HRN, Daniel Hardy Melo.