terça-feira, 13 de abril de 2021

102 pessoas estão na fila por leitos de UTI Covid na região de saúde de Sobral

0

 

Mesmo com a flexibilização do decreto de isolamento social, a partir do qual foi permitida a retomada parcial de atividades não essenciais, continua alto o número de pessoas diagnosticadas com Covid-19 que aguardam vagas em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Ceará. 

 

Segundo dados da plataforma IntegraSUS, da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), às 13h33 desta segunda-feira (12), havia 576 pacientes à espera de um leito de Unidade de Terapia Intensiva. Na região de saúde de Sobral, onde se inclui o município de Santa Quitéria, 102 pessoas aguardam por um leito de UTI. Já em enfermaria o número chega a 44 esperas por vaga.

 

Epidemiologista e professor na Universidade Federal do Ceará (UFC), Luciano Pamplona argumenta que, apesar da tendência de queda no número de casos de Covid-19 no território cearense, a resposta na ocupação de leitos UTI é mais lenta.

 

Uma das justificativas é que existem leitos para atender a diferentes demandas de pacientes, sejam adultos, crianças ou gestantes, por exemplo. Por isso, nem sempre há leito disponível para determinado público quando este necessita.

 

Outra explicação, pontua, é que o tempo de permanência da população mais jovem nos leitos hospitalares “é muito alto”. Consequentemente, a rotatividade no ambiente hospitalar é mais lenta. Boletins da Sesa corroboram que as internações por Covid na segunda onda estão 73% mais longas que na primeira. 

 

Diário do Nordeste


Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design