quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Sesa descarta lockdown durante o Carnaval, mas planeja barreiras sanitárias no Ceará

0

 

Apesar do crescimento de casos de Covid-19 e das novas medidas restritivas de isolamento social anunciadas para o Ceará, a secretária-executiva de Vigilância e Regulação da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), Magda Almeida, descartou a possibilidade de novo lockdown, durante o Carnaval, mas anunciou que planeja a criação de barreiras sanitárias.


O governador Camilo Santana (PT) anunciou, nesta terça-feira (2), que estabelecimentos comerciais que oferecem atividades econômicas não essenciais em Fortaleza só poderão funcionar até 20h nos próximos 15 dias. A reabertura será permitida às 6h do dia seguinte.


Ainda na terça-feira, durante entrevista no ponto de vacinação instalado no estacionamento do Shopping Iguatemi, Magda Almeida destacou que medidas como a suspensão do feriado, proibição de festas e instalação de barreiras sanitárias nos munícipios cearenses já estão sendo tomadas.

Nesse contexto, não considera, então, o isolamento ainda mais rígido como “medida efetiva neste momento”. Mas ponderou que a ação ainda poderá ser aplicada, a depender do cenário epidemiológico de cada cidade, "principalmente esses de maior circulação", analisa a secretária-executiva. "É interessante que, nesse momento, as prefeituras realizem barreiras sanitárias para que pessoas contaminadas não entrem nos municípios".

“Conseguimos, até dezembro, reabrir várias atividades econômicas, sem crescimento (de casos)”, explanou. “A gente sabe que existe atividade de maior e menor risco para a disseminação. O que precisamos fazer é modular isso. Não queremos chegar (ao lockdown), não é uma meta, só se realmente não tiver outra (possibilidade)”, enfatizou


Em relação à Fortaleza, o uso de barreiras sanitárias ainda está em avaliação. "Estamos vendo junto com a Prefeitura se isso seria viável e efetivo", complementa Magda. Na última sexta-feira (29), o governador Camilo Santana (PT) renovou o decreto que terminaria no domingo (31), mas sem muitas modificações em relação ao isolamento social.


Na ocasião, ele informou que regras mais duras para o período devem ser anunciadas essa semana, incluindo tansformar em norma, no Carnaval, a recomendação de evitar viagens entre a Capital e o interior.

Diário do Nordeste 



Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design