Considerada
uma das maiores empresas de consultas sobre preferências eleitorais, hábitos de
ouvir rádio e assistir a TV, cujo nome virou sinônimo de pesquisa e de
audiência, o Ibope bateu as portas. Neste domingo (24), anunciou que irá
encerrar suas atividades após 79 anos de atuação no país.
Em
2015, as operações em mídia já haviam sido vendidas pela família Montenegro
para a britânica Kantar, que seguirá no segmento.
“Comunicamos
que, em decorrência da finalização do processo de venda e do término do acordo
de licenciamento da marca IBOPE com a Kantar, a marca IBOPE/IBOPE Inteligência
não será mais usada nas operações de pesquisas de mercado, opinião pública e
política da família Montenegro”, diz trecho de nota publicada pela empresa.
Na
eleição do ano passado, a marca Ibope sofreu um grande abalo de credibilidade
ao divulgar à vésperas da votação uma pesquisa que previa a vitória, de virada,
da deputada Manuela d’Avila, em Porto Alegre (RS), o que não se confirmou nas
urnas.
Venda – O Ibope
Mídia, que mede audiências de programas de televisão, foi vendido para a Kantar
em 2015, dando origem à Kantar Ibope Media. Mas a família manteve-se no comando
do Ibope Inteligência até agora.
Ibope
Mídia, que mede audiências de programas de televisão, foi vendido para a Kantar
em 2015, dando origem à Kantar Ibope Media. Mas a família manteve-se no comando
do Ibope Inteligência até agora.
A
empresa será fechada no fim de janeiro de 2021, data em que está previsto o fim
do acordo de licenciamento da marca Ibope.
A
CEO do Ibope desde 2010, Márcia Cavalari, afirmou que se juntou a outros
executivos e abrirá uma outra empresa de pesquisa, o Ipec (Inteligência,
Pesquisa e Consultoria). A previsão é que os negócios sejam iniciados já em
fevereiro deste ano.
(Com informações de Bastidores da TV)