Em todo o Ceará, nos últimos dois dias, 358 estabelecimentos foram fechados temporariamente por descumprimento ao decreto estadual contra a disseminação da Covid-19. Entre a sexta (12) e o sábado (13), equipes da Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e da Polícia Militar fiscalizaram 1.122 locais. Além dos fechamentos, dois estabelecimentos foram interditados e 11 foram autuados.
Apenas em Fortaleza, no mesmo período, 14 estabelecimentos foram interditados - seis na sexta e oito no sábado - pelo descumprimento dos decretos municipal e estadual de enfrentamento à Covid-19, segundo a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis).
Com apoio da Inspetoria de Proteção Ambiental (Ipam), da Guarda Municipal de Fortaleza (GMFor), da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e da Polícia Militar de Meio Ambiente (BPMA), a Agefis realizou 30 fiscalizações, seis autuações e 12 notificações.
Medidas
mais duras até quarta-feira (17)
Até a próxima quarta-feira (17), o Estado terá outras medidas para evitar aglomerações e desrespeito aos protocolos sanitários, com o cancelamento do feriado.
Seguem proibidas festas e eventos comemorativos. Barracadas de praia só podem abrir até 15h e as atividades de parques aquáticos estão suspensas.
A determinação é decorrente do aumento de casos e mortes da Covid-19 e da preocupação com a nova variante do vírus - que já teve três casos confirmados no Estado.
Conforme a Agefis, haverá fiscalização fixa em pontos típicos de aglomeração, como Praia dos Crush, Praia de Iracema, Avenida Beira-Mar, Largo da Mocinha, Mercado dos Pinhões, Dragão do Mar e Gentilândia.
Outras
duas equipes devem atender denúncias e percorrer a cidade fiscalizando o
funcionamento dos estabelecimentos.
Diário do Nordeste