O
Banco do Brasil anunciou nesta segunda-feira, 11, em comunicado ao mercado, redimensionamento
de sua estrutura organizacional e duas modalidades de desligamento voluntário
para 5 mil funcionários. As medidas devem ser implantadas ainda neste
primeiro semestre de 2021. Serão desativadas 361 unidades da
instituição, sendo 112 agências, 7 escritórios e 242 Postos de
Atendimento (PA).
O
banco afirma que as mudanças estão em linha com os objetivos estratégicos de
centralidade no cliente e incremento da eficiência operacional e proporcionarão ganhos
de eficiência e otimização em 870 pontos de atendimento do País. E,
além da desativação das 361 unidades, ainda estão previstos:
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Conversão de 243 agências em PA e outros 8 PA serão transformados em
agências.
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Transformação de145 unidades de negócios em Lojas BB, sem a oferta de
guichês de caixa, com maior vocação para assessoria e relacionamento.
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Relocalização compartilhada de 85 unidades de negócios.
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Criação de 28 unidades de negócios, sendo 14 Agências Especializadas Agro
e 14 Escritórios Leve Digital (unidades especializadas no atendimento a
clientes com maturidade digital), com aproveitamento de espaços existentes, não
envolvendo contratação ou locação de novos imóveis.
"A
reorganização da rede de atendimento objetiva a sua adequação ao novo
perfil e comportamento dos clientes e compreende, além das medidas de
otimização de estrutura descritas acima, outros movimentos de revisão e
redimensionamento nas diretorias, áreas de apoio e rede, privilegiando a
especialização do atendimento e a ampliação da oferta de soluções digitais.
Além disso, com as medidas, o BB expande sua capacidade de assessoramento
gerenciado aos clientes, ampliando o relacionamento e os negócios e
potencializando a satisfação e a fidelização", informa.
A
instituição estima, com as medidas, economia líquida anual com despesas
administrativas de R$ 353 milhões em 2021 e R$ 2,7 bilhões até 2025.
Demissões
As
duas modalidades de desligamento incentivado voluntário aos funcionários
aprovadas são: o Programa de Adequação de Quadros (PAQ), a fim de otimizar
a distribuição da força de trabalho, equacionando as situações de vagas e
excessos nas Unidades do banco; e o Programa de Desligamento Extraordinário
(PDE), disponível a todos os funcionários do BB que atenderem aos
pré-requisitos. As ações possuem regulamentos específicos que estabelecem
as regras para adesão.
A
estimativa do BB é que cerca de 5 mil funcionários venham a aderir aos
dois programas de desligamento. Mas, o número final de adesões e impacto
financeiro ainda serão informados ao mercado após o encerramento dos períodos
das medias, o que ocorrerá até 5 de fevereiro.