O
cearense Bill Farias vendeu a marca Fyber para um empresário alemão, que
recusou financiamento bancário e usará seus próprios recursos para produzir o
jipe fora de estrada. Criará 400 novos empregos.
EGÍDIO
SERPA
Há
seis meses, o empreendedor cearense Bill Farias – que nos anos 70 do século
passado instalou em Fortaleza, com seu irmão Rogério, uma fábrica que começou
produzindo lanchas de fibra de vidro e, depois, em 1978, passou a fazer, com o
mesmo material, jipes do tipo buggy – vendeu para um empresário alemão a marca
Fyber, que batiza até hoje aquele veículo “off road”, bom na areia da praia,
montado sobre chassis de um fusca 1.300.
A
identidade do comprador Bill Farias não sabe repetir, “porque é muito difícil
de falar e mais difícil ainda de escrever”.
Agora,
esta coluna transmite, em primeira mão, a informação que interessa: até julho
deste ano, o buggy Fiber voltará a ser fabricado no Ceará.
O
alemão que adquiriu a marca – por valor não revelado por Farias— está, neste
momento, tratando com o governo do Estado (como revelou o Diário do Nordeste na
última sexta-feira, 15) sobre a instalação, na cidade de Paracuru, “de uma
grande fábrica que produzirá 80 veículos por mês”, em um galpão industrial
desocupado há mais de um ano.
De
acordo com Bill Farias, pelo menos R$ 15 milhões serão investidos pelo alemão,
que já recusou financiamento bancário e encarará o projeto utilizando recursos
próprios.
Ainda
segundo a mesma fonte, o mercado de veículos fora de estrada “parece
insaciável, e tanto é verdade que há filas de espera de até 90 dias para a
compra do Troller, da Ford”.
Bill
Farias lembra que, em 2003, ele e seu irmão Rogério apartaram-se:
“Eu
fiquei com a Fiber e ele com a Troller. Rogério logo vendeu a Troller para o
Mário Araripe, que em seguida a vendeu para a Ford”, conta ele.
Foram
fabricados e comercializados no Ceará e em outros estados do Nordeste “cerca de
12 mil buggies da marca Fyber, um jipe que obteve sucesso de público, de
crítica e de vendas”, como diz Farias, que se recorda de outro detalhe
pregresso:
“Em
1980, quando lançamos o Fyber, nós fabricávamos o Dunas, um modelo mais ou
menos semelhante. O sucesso do Fyber foi tão grande, que tivemos de parar a
fabricação do Dunas”.
Para
concluir: a nova fábrica da Fyber em Paracuru, segundo cálculos de Bill Farias,
deverá dar emprego direto a, no mínimo, 400 pessoas.
O
secretário do Desenvolvimento Econômico, Maia Júnior, é quem conversa, em nome
do governo do Estado, com o empresário germânico.
Diário do Nordeste