segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Alemão investirá R$ 15 milhões para fabricar Buggy em Paracuru

0

 

O cearense Bill Farias vendeu a marca Fyber para um empresário alemão, que recusou financiamento bancário e usará seus próprios recursos para produzir o jipe fora de estrada. Criará 400 novos empregos.


EGÍDIO SERPA

Há seis meses, o empreendedor cearense Bill Farias – que nos anos 70 do século passado instalou em Fortaleza, com seu irmão Rogério, uma fábrica que começou produzindo lanchas de fibra de vidro e, depois, em 1978, passou a fazer, com o mesmo material, jipes do tipo buggy – vendeu para um empresário alemão a marca Fyber, que batiza até hoje aquele veículo “off road”, bom na areia da praia, montado sobre chassis de um fusca 1.300.

A identidade do comprador Bill Farias não sabe repetir, “porque é muito difícil de falar e mais difícil ainda de escrever”.

Agora, esta coluna transmite, em primeira mão, a informação que interessa: até julho deste ano, o buggy Fiber voltará a ser fabricado no Ceará.

O alemão que adquiriu a marca – por valor não revelado por Farias— está, neste momento, tratando com o governo do Estado (como revelou o Diário do Nordeste na última sexta-feira, 15) sobre a instalação, na cidade de Paracuru, “de uma grande fábrica que produzirá 80 veículos por mês”, em um galpão industrial desocupado há mais de um ano.

De acordo com Bill Farias, pelo menos R$ 15 milhões serão investidos pelo alemão, que já recusou financiamento bancário e encarará o projeto utilizando recursos próprios.

Ainda segundo a mesma fonte, o mercado de veículos fora de estrada “parece insaciável, e tanto é verdade que há filas de espera de até 90 dias para a compra do Troller, da Ford”.

Bill Farias lembra que, em 2003, ele e seu irmão Rogério apartaram-se:

“Eu fiquei com a Fiber e ele com a Troller. Rogério logo vendeu a Troller para o Mário Araripe, que em seguida a vendeu para a Ford”, conta ele.

Foram fabricados e comercializados no Ceará e em outros estados do Nordeste “cerca de 12 mil buggies da marca Fyber, um jipe que obteve sucesso de público, de crítica e de vendas”, como diz Farias, que se recorda de outro detalhe pregresso:

“Em 1980, quando lançamos o Fyber, nós fabricávamos o Dunas, um modelo mais ou menos semelhante. O sucesso do Fyber foi tão grande, que tivemos de parar a fabricação do Dunas”.

Para concluir: a nova fábrica da Fyber em Paracuru, segundo cálculos de Bill Farias, deverá dar emprego direto a, no mínimo, 400 pessoas.

O secretário do Desenvolvimento Econômico, Maia Júnior, é quem conversa, em nome do governo do Estado, com o empresário germânico.

Diário do Nordeste 

Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design