sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Ministério da Saúde volta atrás e diz que não sabe quando será a vacinação

0

 

Após dar duas datas durante esta semana sobre o início da vacinação contra a covid-19 no Brasil, o Ministério da Saúde voltou atrás e disse que não há como dar prazos porque aguarda o registro do imunizante por parte de um dos três laboratório que estão com as pesquisas mais avançadas: Pfizer/BioNTech, AstraZeneca e Sinovac.

“Seria leviano de nossa parte transmitir a qualquer brasileiro uma data correta que vai se iniciar a vacinação, uma vez que nenhuma delas têm registro ou foi disponibilizada. Tendo a autorização emergencial ou o registro, aí sim poderemos iniciar a imunização da população brasileira”, disse o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco, em coletiva da imprensa nesta quinta-feira, 10.

Em duas ocasiões, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello deu possíveis datas de quando a vacinação começaria. Na terça-feira, 8, ele falou no fim de fevereiro. Na quarta-feira, 9, ele disse que, de forma emergencial, poderia ser ainda em dezembro, ou seja, nas próximas semanas.

O governo federal ainda elabora o Plano Nacional de Imunização contra a covid-19, mas o secretário já adiantou que não será 100% da população a ser vacinada. “Cito como exemplo a influenza, que vacina 90 milhões de brasileiros. Provavelmente no caso da covid-19, crianças e grávidas devem ficar de fora”, disse.

Exame 


Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design