terça-feira, 7 de julho de 2020

Mais de 90% dos municípios cearenses tiveram óbitos pela Covid-19

0

Pelo menos 92,39% das cidades cearenses já registram mortes pela Covid-19 até esta segunda-feira (6), segundo a plataforma IntegraSUS, da Secretaria de Saúde do Estado. Das 184 cidades, apenas 14 ainda não tiveram óbitos pela doença — em três delas, há uma morte suspeita pelo novo coronavírus.

Até agora, não houve óbitos pela doença em Pires Ferreira, Poranga, Itaporanga, Antonina do Norte, Potengi, Nova Olinda, Altaneira, Granjeiro, Umari, Pindoretama e Fortim. Entre as cidades com casos sob investigação estão Baixio, Guaramiranga e Pereiro.

De acordo com o último boletim epidemiológico, o Ceará acumulava 6.504 óbitos — mais da metade em Fortaleza (3.387). Do perfil das vítimas, cerca de 77% são pessoas com 60 anos ou mais e 58,41% do sexo masculino. No interior do Estado, os municípios que apresentam mais óbitos são Sobral (247), Juazeiro do Norte (114) e Itapipoca (88).

Monitoramento
Das 14 cidades que ainda não registraram mortes, Altaneira e Nova Olinda, na região do Cariri, têm 2 e 20 casos confirmados da doença, respectivamente. Para evitar que o quadro se agrave, as secretarias de Saúde destes municípios apostam na atenção primária e no monitoramento de pessoas acima de 60 anos ou com alguma comorbidade.

A secretária de Saúde de Nova Olinda, Kaline Cavalcante, comemora que, apesar de 20 casos confirmados, nenhum evoluiu para quadro grave, até agora. “A maioria apresentou sintomas leves. Apenas um teve que ficar hospitalizado, mas por 24 horas”, descreve.

Em Altaneira, que registrou o primeiro caso apenas em 29 de maio, os dois moradores que foram infectados já estão recuperados, enquanto ainda há três casos suspeitos. “Os agentes têm esse olhar cuidadoso com os grupos de risco e pessoas com comorbidade. Todos com sintomas respiratórios vão para o hospital municipal para não cruzar com atendimento nos postos de saúde”, conta Jamilla Landim, secretária de Saúde do Município.

O presidente da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece) e prefeito de Cedro, Nilson Diniz, reforça que, apesar de preocupantes a quantidade de casos, é preciso estar atento aos municípios onde óbitos acontecem com mais intensidade. “O mais importante é que conseguimos criar condições no interior para atender a população. Criar estrutura nos municípios que não tinham. Aqui na minha região, por exemplo, nem Icó e Iguatu contavam com UTI. É muito angustiante ter um paciente e não ter para onde mandar”, acredita.

Municípios em alerta
Já a cidade de Sobral segue com 7.468 registros da doença. Segundo estudo da Universidade Federal de Pelotas, a cidade da Região Norte tem a maior incidência de contaminados pelo novo coronavírus no Brasil. Sobral tem 247 óbitos e está em lockdown desde 1° de junho, medida para diminuir a disseminação da doença.

O isolamento social rígido também foi renovado nas cidades de Juazeiro do Norte, Barbalha, Crato, Brejo Santo, Tianguá e Iguatu. No Cariri, Juazeiro do Norte já confirmou 2.478 casos e 114 óbitos.

Na Região Metropolitana de Fortaleza, as cidades de Maracanaú e Caucaia têm 4.114 e 3.978 casos confirmados, respectivamente. Os 43 três municípios da Macrorregião da capital avançaram para a fase 2 da reabertura a partir desta segunda-feira; a etapa marca a reabertura dos restaurantes de 9h às 16h. Caucaia atingiu as 289 mortes em decorrência da Covid-19, enquanto Maracanaú tem 217 óbitos.

O número de casos confirmados também chama atenção nos municípios de Quixadá (2.158), Camocim (1.864), Acaraú (1.785), Itapipoca (1.710) e São Gonçalo do Amarante (1.684).

G1 CEARÁ


Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design