sábado, 11 de julho de 2020

Jogos de futebol e barracas de praia são liberados a partir de segunda em Fortaleza

0

A partir de segunda-feira, 13, jogos de futebol do Campeonato Cearense, com estádio fechado, poderão ser realizados em Fortaleza. Além disso, barracas de praia poderão abrir na Capital, para o horário de almoço, assim como os restaurantes, das 11h às 16h para clientes. O funcionamento noturno de restaurantes segue proibido, diferentemente do inicialmente informado nesta matéria. Anúncio foi feito nesta tarde pelo governador Camilo Santana (PT).

Os jogos poderão ocorrer na macrorregião de Fortaleza. A prioridade será para que ocorram no estádio Castelão, o maior do Estado. Havia intensa pressão de clubes e da Federação Cearense de Futebol pela retomada dos jogos. ""Preferencialmente com os jogos acontecendo no Estádio Castelão, que é maior deles, o que garantirá uma maior segurança sanitária", pontua o prefeito Roberto Cláudio.

O funcionamento noturno de bares e restaurantes estava inicialmente previsto para a fase 3, iniciada na segunda-feira passada, 6 de julho. Mas, Governo do Estado e Prefeitura de Fortaleza decidiram fazer o avanço apenas parcial de fase, liberando outras atividades e mantendo as restrições a esses estabelecimentos, devido à piora dos indicadores naquela ocasião. Agora, barracas são liberadas, mas o funcionamento noturno segue proibido.

Além disso, também foi estendido o horário funcionamento das padarias, que a partir da próxima segunda-feira abrem a partir das 6 horas, encerrando às 16 horas. Elas tinham permissão para abrir, até então, apenas às 9 horas. Atendendo demanda dos setores, de acordo com o prefeito Roberto Cláudio, passarão a funcionar o comércio de pacotes de viagens em agências de turismo em Fortaleza, que antes estavam previstas apenas na 4ª fase.

Durante a transmissão, os chefes do Executivo Estadual e Municipal frisaram a importância de evitar aglomerações e do uso obrigatório da máscara. "Reforço que todas as decisões são tomadas após estudos e diagnósticos apresentados por nossas equipes de saúde", afirma Camilo, alertando para a necessidade do seguimento de protocolos sanitários na retomada.

Retomada nas regiões
Renovado o decreto de isolamento social por mais sete dias a partir da segunda-feira, 13, os municípios vizinhos a Fortaleza, como Maracanaú, Caucaia, Eusébio, Horizonte e Aquiraz, seguem na fase 2 de reabertura. Municípios da macrorregião do Sertão Central, Litoral Leste e Jaguaribe passam à fase 1 de rretomada.

A região norte, que apresentou melhora nos indicadores da Covid-19, inicia a fase de transição. Enquanto isso, no Centro-Sul, onde a situação da pandemia é pior, os municípios de Iguatu, Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha e Brejo Santo seguem em isolamento social rígido - o chamado lockdown. 

"Os números da Covid-19 nessa região continuam subindo, portanto lá vamos manter os principais municípios em isolamento social rígido por mais uma semana. Estado tem se esforçado para atender a demanda do crescimento, já são 198 leitos de UTI na região. Lembrando que todas as regiões do Ceará receberam nas últimas semanas ampliação de leitos de UTI e respiradores", afirma Camilo Santana.


O POVO

Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design