segunda-feira, 13 de julho de 2020

Ceará tem quatro municípios entre as 20 cidades do Nordeste com mais casos de Covid-19

0

Quatro cidades do Ceará aparecem na lista das 20 cidades do Nordeste com maior número de casos confirmados de Covid-19, de acordo com levantamento do Consórcio Nordeste disponibilizado na plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), na manhã desta segunda-feira (13). Fortaleza, Sobral, Maracanaú e Caucaia são os municípios que compõem o ranking. Juntas, as cidades têm 55.073 registros da doença.

Ainda conforme o IntegraSUS, o Ceará registrava 136.790 casos confirmados da doença e 6.869 óbitos até domingo (12). É o estado com maior número de casos do Nordeste, com cerca de 21,6% do total de registros. Nesta segunda-feira (13), novas atividades, como barracas de praia e jogos de futebol, foram retomadas na capital cearense.

Além do Ceará, o Maranhão é o único outro estado a ter quatro municípios no ranking das 20 cidades nordestinas com mais casos. Pernambuco tem três municípios na lista. Bahia, Paraíba e Rio Grande do Norte aparecem duas vezes, e Sergipe, Piauí e Alagoas só estão na listagem com as capitais.

Os primeiros lugares da lista são ocupados pelas capitais dos nove estados, sendo Fortaleza a segunda com maior número de casos (38 mil), ficando atrás apenas de Salvador (43 mil). Sobral, com 8,3 mil casos, fica no 11º lugar do ranking, e Maracanaú (4,4 mil) e Caucaia (4,2 mil) fecham a lista, no 19º e 20º lugar, respectivamente.

De acordo com os dados do Consórcio Nordeste, o Ceará é o estado que mais testa a população na região, com mais de 345 mil exames de detecção do novo coronavírus já realizados, seguido pela Bahia (308 mil) e pelo Maranhão (206 mil).

Interiorização da pandemia
A transmissão do vírus em cidades do Interior preocupa autoridades da Saúde. O alto número de casos em Sobral, a principal cidade da região Norte do Ceará, demonstra a tendência da pandemia de se espalhar para além das capitais e das regiões metropolitanas. Segundo os dados do Consórcio Nordeste, 94,76% de todas as cidades do Nordeste têm casos confirmados.

Especialistas do Comitê Científico do Consórcio explicam que um “efeito bumerangue” pode acontecer nas capitais, com as infecções do interior voltando aos grandes centros durante o atendimento a casos mais graves da doença, que demandam internações em unidades especializadas.


G1 CEARÁ

Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design