Nesta
terça-feira (23), o Banco Central anunciou que as atividades do WhatsApp
Pagamentos deverão ser suspensas em território nacional. Segundo a instituição,
é necessário realizar uma avaliação de riscos para que evitar o que considera
“danos irreparáveis no que se refere à competição, eficiência e privacidade de
dados.”
A
ordem se aplica às bandeiras Visa e Mastercard e tem validade imediata.
Liberada inicialmente a 1,5 milhão de usuários, a solução, associada à carteira
digital Facebook Pay, se estendia, neste primeiro momento, a clientes do
Nubank, do Sicredi e do Banco do Brasil, tendo sido lançada na semana passada.
Ainda
de acordo com a entidade, a decisão foi tomada para “preservar um adequado
ambiente competitivo, que assegure o funcionamento de um sistema de pagamentos
interoperável, rápido, seguro, transparente, aberto e barato”.
Análise de
concorrência
Ainda
que represente uma medida temporária, caso seja descumprida, tanto Visa quanto
Mastercard estarão sujeitas a multas e processos administrativos. Os pagamentos
eram processados pela Cielo, que cobrava 3,99% sobre o valor das transações
feitas por empresas no WhatsApp Business. No caso de pessoas físicas, as
transferências eram gratuitas.
O
Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) se manifestou, argumentando
que “tal base seria de difícil criação ou replicação por concorrentes da
Cielo, sobretudo se o acordo em apuração envolver exclusividade entre elas.” A
Cielo, entretanto, afirmou que não vai se manifestar.
“De
qualquer modo, fica evidente que a base de usuários do WhatsApp propicia um
potencial muito grande de transações que a Cielo poderia explorar isoladamente,
a depender da forma como a operação foi desenhada”, complementa a nota da
instituição.
TEC MUNDO