terça-feira, 26 de maio de 2020

Ceará soma 36.185 casos de Covid-19 e volta a ser o terceiro com mais casos no País

0

Com 590 novos casos registrados, o Ceará soma 36.185 pessoas infectadas com o novo coronavírus. Ontem, o Estado voltou uma colocação, tornando-se novamente o 3º em maior número de casos no Brasil. Os dados foram atualizados às 17h39min de ontem, 25, na plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Foram 169 novas mortes registradas. Esse foi o segundo maior número de óbitos contabilizados em 24 horas desde o início da infecção no Estado. Atrás apenas do acréscimo da última quinta-feira, 21, quando foram registradas 261 mortes. Os números são relativos ao dia do registro dos casos no sistema. No caso dos óbitos, é o dia da notificação, não das mortes.

No último dia 13, o Ceará tinha ultrapassado o Rio de Janeiro em número de confirmações da doença. Balanço divulgado na noite de ontem pelo Ministério da Saúde indica que São Paulo (83.625) e Rio (39.298) somam maior número de diagnósticos positivos da infecção no País.

Fortaleza continua sendo o epicentro da infecção mas a disseminação da doença pelo Interior aumenta de forma acentuada nas últimas semanas. São 20.146 (55,6%) confirmações laboratoriais e 1.687 (68%) óbitos em decorrência da doença na Capital. Em duas semanas, a porcentagem de casos contabilizados em municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e Interior aumentou de 32% para 44,4%. Foram 16.039 casos registrados até esta segunda-feira. Após Fortaleza, Caucaia (1.226), Sobral (1.159), Maracanaú (1.038), Itapipoca (698) e Eusébio (526) somam o maior número de casos confirmados.

O número de exames realizados para diagnóstico do novo coronavírus no Estado chegou a 88.342. A letalidade (coeficiente de pessoas que morrem pela doença sobre o número total de infectados) é de 6,9%. O Estado soma 22.456 pacientes que se recuperaram da enfermidade.

Em aviso na plataforma, a secretaria informa que houve mudança no consumo de dados do Ministério da Saúde no E-SUS. A alteração pode resultar em "incremento significativo no número de casos nas próximas atualizações do IntegraSUS". Desde o dia 23 de abril, a Sesa vem informando que o número de óbitos informados na plataforma IntegraSUS sofreria grandes alterações. A justificativa é a migração dos registros de mortes por Covid-19 no Estado acumulados no banco de dados da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde (Covep) e da Secretaria Executiva de Vigilância e Regulação em Saúde (Sevir).

A pasta informou que mudança de plataforma de registro dos casos deixou o processo de notificação mais rápido. A média de demora entre o óbito, confirmação da causa da morte por coronavírus e notificação em sistema, é de três a quatro dias.

O Brasil registrou 807 novas mortes causadas pela Covid-19 nas últimas 24 horas, o que aumentou o total de óbitos pela doença para 23.473 no País. No período citado, 11.687 novos casos de infecção pelo novo coronavírus foram registrados, somando 374.898 pessoas contaminadas. O Brasil segue ocupando a segunda posição entre as nações com mais casos de Covid-19, atrás apenas dos Estados Unidos, que acumula mais de 1,6 milhão de infectados, segundo dados compilados pela plataforma da Universidade Johns Hopkins até às 19h desta segunda-feira.


O POVO

Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design