Aplicativos apresentam problemas desde o dia 15 de abril
Foto: Marcelo Casall Jr/Agência Brasil |
Desde
pelo menos o dia 15 de abril, os aplicativos dos bancos que permitem pedir os
benefícios apresentam problemas. No site Reclame Aqui, as
queixas contra a Caixa passaram de 1.217, entre 1º e 22 de abril do ano
passado, para 6.822, no mesmo período deste ano - um salto de 460%.
Na
quarta-feira, 22, críticas ao aplicativo Caixa Tem, que dá acesso ao
auxílio emergencial de R$ 600, apareceram entre os assuntos mais citados no
País na rede social Twitter.
Nas
lojas de aplicativos, as reclamações também se acumulam. Na Google Play Store,
do sistema operativo Android, o aplicativo tem nota 1,8 (em escala que vai de
um a cinco), em avaliação feita por 410 mil usuários. No sistema da Apple, a
nota é 1,6 e foram 44,2 mil avaliações até a manhã desta sexta-feira, 24.
Dificuldades
O músico
Diego Ferreira Souza, de 28 anos, é um dos brasileiros com dificuldade para
acessar o aplicativo da Caixa. Ele conseguiu fazer o cadastro nos primeiros
dias em que o sistema estava no ar. Há uma semana, constatou que havia sido
aprovado para receber o auxílio, mas, agora, não consegue entrar no Caixa Tem.
"A página não carrega nunca", diz.
Souza
ligou em um número da Caixa para tirar dúvidas sobre o assunto, mas o problema
também não foi resolvido.
"Demora
muito para atender e, quando atende, uma gravação manda você baixar o
aplicativo".
Sem
nenhum evento programado para se apresentar - Souza canta em casamentos e
festas -, o músico está sem fonte de renda. Ele costumava levantar, por mês, R$
2.000 em média, com os quais pagava o aluguel e ajudava a mãe e a irmã.
"Não tenho nenhum dinheiro guardado". Por enquanto, a dona da casa
onde ele mora, em Guaianases, na capital paulista, tem sido compreensiva,
conta.
Outro
aplicativo da Caixa que não está funcionando corretamente é o Caixa
Habitação, que permite que os clientes do banco suspendam o pagamento do
financiamento imobiliário por três meses. Na Google Play Store, o app está com
1,5 de nota, após a avaliação de 27 mil usuários.
Procurada,
a Caixa afirmou que, no caso do aplicativo de habitação, "pode haver
instabilidade momentânea nos canais de atendimento" em decorrência do
grande volume de acessos. Até agora, 1,8 milhão de clientes já pediram a
suspensão do pagamento. Sobre o Caixa Tem, o banco não respondeu às perguntas.
Diário do Nordeste
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