Entram neste lote pessoas que estavam no
CadÚnico (Cadastro Único) e não tinham conta nos bancos públicos, como Caixa
Econômica Federal e Banco do Brasil.
Para esses trabalhadores, o pagamento
ocorrerá em contas digitais abertas na Caixa. O valor poderá
ser transferido sem custo para contas de quaisquer bancos indicadas pelos
beneficiários.
A partir desta terça (14), também
ocorrerão os pagamentos para aqueles que se cadastraram pelo
aplicativo Auxílio Emergencial da Caixa ou pelo site auxilio.caixa.gov.br e que
foram considerados elegíveis ao benefício.
Para esse grupo de beneficiários, o
depósito também poderá ser realizado nas contas em bancos privados das quais
eles são titulares e que foram indicadas na ocasião da solicitação pelo
aplicativo ou pelo site.
Nesta segunda (13), o governo dá início
ao pagamento para mães responsáveis pelo sustento da família, que,
neste caso, receberão o auxílio emergencial em parcelas de R$ 1.200. Para ser
contemplada, é preciso se encaixar nos critérios definidos na lei que criou o
auxílio emergencial do coronavírus.
Inicialmente, a previsão era pagar essas
beneficiárias também a partir de terça, mas a Caixa informou que, entre segunda
e terça-feira, será feito o pagamento para as mulheres do CadÚnico que têm
poupança na Caixa e conta no Banco do Brasil.
Pode haver direito a um auxílio de R$ 1.800 (o
equivalente a três cotas), se a família for composta por mulher sem cônjuge ou
companheiro, com pelo menos uma pessoa menor de 18 anos e com a existência de
componente na família que atenda aos critérios de elegibilidade do benefício.
O primeiro lote de pagamentos do
auxílio emergencial, liberado no dia 9 de abril, incluiu apenas participantes
do CadÚnico com conta na Caixa e no Banco do Brasil. Quem é do CadÚnico e quer
verificar se teve o crédito liberado ou não pode ligar para o telefone 111.
O processamento dos dados pelo governo
também precisa ter sido concluído para o pagamento ser liberado.
É necessário um prazo de três dias
úteis após a validação dos dados pelo governo federal.
Para saber quando ocorreu a validação dos dados, o trabalhador deve acompanhar
o aplicativo em que se cadastrou.
Para os trabalhadores que fazem parte do
cadastro do governo, a Dataprev faz a avaliação automática para
verificar se há direito ou não ao auxílio emergencial, sem a necessidade de
fazer um novo cadastro. Por isso, quando o CPF é fornecido no site ou no
aplicativo, o sistema informa se a pessoa faz parte do CadÚnico.
Para os trabalhadores do CadÚnico que
não têm conta poupança na Caixa ou não são clientes do Banco do Brasil, vai ser
aberta uma conta poupança digital. O trabalhador terá, então, que instalar o aplicativo Caixa Tem para
movimentar os recursos.
Segundo a Caixa, quem tiver a conta
digital poderá pagar boletos, contas de água, luz e
telefone, além de fazer transferências entre contas de outros bancos, inclusive
para uma conta em nome de outra pessoa.
Serão permitidas três
transferências para outros bancos de graça por mês,
durante três meses. (Com
Informações do Diário do Nordeste)