A
participação da montadora japonesa vai ser importante, já que ela possui experiência neste tipo de combustível desde 2015. Um
dos exemplos de carros a hidrogênio da marca é o Mirai que, vale destacar, já
está na segunda geração.
O novo carro da BMW promete uma potência total de 374
cv e, além das células de hidrogênio, o veículo também contará com um motor
elétrico - o mesmo usado no modelo iX3.
Por
meio da reação química entre o hidrogênio armazenado e o oxigênio presente no
ar, o sistema de células será capaz de gerar 125 kW de energia elétrica. Esse
processo faz com que o veículo emita somente vapor de água.
A
nova BMW SUV X5 contará com dois cilindros de 700 bar, cada um contendo 6 kg de
hidrogênio. O motorista poderá abastecer os cilindros em 3 ou 4 minutos que é
basicamente o mesmo tempo necessário para completar um tanque de combustível
normal. A montadora ainda não revelou o consumo deste modelo.
De
acordo com a BMW, outros modelos somente receberão uma versão “hidrogenada” a
partir de 2025. Como esse tipo de veículo ainda é uma grande novidade, é
necessário que uma série de estudos mercadológicos sejam feitos para
popularizar a tecnologia.
TecMundo