terça-feira, 17 de março de 2020

Padre cearense que vive na Itália transmite missas pela internet devido ao coronavírus

0

Em 12 anos como morador de Roma, na Itália, o padre cearense Edie Bethlem Suassuna Lemos, 40 anos, vivencia um mês de março atípico. Ele explica que o país se encontra no início da primavera, um dos períodos de maior atividade para a capital. A realidade nas ruas em meio à pandemia do coronavírus, porém, é de silêncio e um vazio demográfico.

Natural de Fortaleza, o padre é membro da Comunidade Católica Shalom e responsável pela Comunidade em Roma. "A gente tá aqui vivendo um tempo de quarentena bem intenso pra tentar conter a proliferação do vírus, e as medidas do governo têm sido bem rigorosas. A igreja tem tentado colaborar o máximo com isso", revela.

A fim de alcançar os fiéis em quarentena, o Shalom passou a transmitir a celebração eucarística por streaming online, pelo Facebook e YouTube, onde a população pode participar, comentar e mandar seus pedidos de oração, com o objetivo de “enfrentar esse tempo de grande solidão”.

"A igreja tem dado uma resposta muito criativa, não somente na parte dos bispos e padres, mas muitos leigos têm tomado iniciativa de fazer grupos de oração online, terços e novenas, e combinarem até de fazer refeição juntos, transmitindo online em grupo, por Skype", detalha.

"Se pensou até em fechar todas as igrejas, todas as paróquias, mas em diálogo com o Papa Francisco, vimos que se as igrejas fechassem também, muitas pessoas iam perder um ponto de referência que as paróquias exercem na vida delas", completa.

Medidas preventivas no Brasil
Edie Bethlem segue a vida missionária há 20 anos, e, embora já tenha aprendido a conviver com a saudade, volta a pensar no país de origem durante o momento da pandemia. "Estou vendo que o Brasil começa a tomar medidas de prevenção e isso me alivia. Espero que não chegue ao ponto que chegamos aqui na Itália", diz.

Edie Lemos relata que, em Roma, igrejas pequenas e capelas permanecem fechadas. O grupo tem três casas na cidade, e os membros fazem orações presenciais apenas entre si, sendo proibida a entrada para pessoas de fora.

Em relação ao aconselhamento religioso, o padre afirma que a comunidade tem prosseguido com atendimentos pessoais e aconselhamentos, ligando para os fiéis e se disponibilizando para a escuta pessoal e oração, além dos encontros de oração que continuam sendo transmitidos pela internet.
Ele avalia que, caso o tempo de quarentena seja prolongado, poderá ser realizado um retiro de Semana Santa online, com todas as orações transmitidas por streaming.

"Vemos que é muito provável que se estenda esse tempo, que não vá conseguir conter no dia 3 de abril, por mais que nós rezemos. O Papa já divulgou que toda a celebração do Tríduo Pascal no Vaticano vai ser a portas fechadas, com transmissão em streaming."
G1 Ceará


Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design