O
Facebook vai fornecer aos seus utilizadores anúncios gratuitos da Organização Mundial
de Saúde (OMS), para combater a desinformação existente em torno do novo coronavírus. O
objetivo é garantir que as pessoas sejam corretamente informadas dos riscos que
correm e do modo como devem reagir à epidemia.
“Nós estamos dando à
OMS a oportunidade de divulgar seus anúncios de forma gratuita, tal como ela
necessita, para dar resposta ao coronavírus, juntamente com outros apoios do
gênero”, garantiu
o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, na terça-feira (3).
Os
utilizadores que fizerem pesquisa sobre o vírus no Facebook vão ser
direcionados, através de um pop-up, para a OMS ou para a autoridade de saúde
local. A ligação ocorre de forma automática e fornece aos leitores as
informações mais recentes, explica ainda o fundador da plataforma digital.
Caso
os utilizadores vivam num país onde foram confirmados casos de contágio, a
plataforma passa a enviar para os seus feeds notícias com atualizações sobre os
infectados. A empresa pretende também remover todas as alegações e teorias
falsas sobre o tema dos seus conteúdos. Para tal, o Facebook está sendo ajudado
por especialistas de saúde e deverá também dar apoio a outras organizações
mundiais. No mês passado, a empresa proibiu anúncios de produtos alusivos à
cura ou prevenção do vírus.
Outras plataformas digitais estão também
tomando medidas em relação à desinformação sobre a epidemia. Pesquisas
realizadas no Pinterest por “coronavírus” são encaminhadas para uma página com
informação fidedigna do vírus. Na semana passada, a OMS criou também uma conta
na aplicação TikTok no combate à desinformação.
Cnews