quinta-feira, 12 de março de 2020

Facção criminosa é alvo de mais de 200 mandados em 30 cidades do Ceará

0

Uma facção criminosa com atuação no Ceará é alvo de uma ação da Polícia Civil do estado que cumpre 163 mandados de prisão e 100 de busca e apreensão desde a madrugada desta quinta-feira (12) em 30 municípios, incluindo Fortaleza e a Região Metropolitana. Pelo menos duas pessoas já foram capturadas na cidade de Sobral.

A Operação Aditum II investiga a atuação de integrantes recém-ingressos no grupo criminoso. A apuração foi realizada pela Delegacia de Combate às Ações Criminosas Organizadas (Draco). Aditum é uma palavra em latim, que significa "acesso".

De acordo com o secretário da Segurança Pública, André Costa, a operação é resultado de investigações que iniciaram com objetivo de identificar os suspeitos que participaram dos ataques criminosos que aconteceram o Ceará no início de 2019.

“É uma importante operação, pois ela é resultado dessa investigação que iniciou com aquelas ações criminosas praticadas em janeiro do ano passado. E aí, com todo material apreendido, análise dos dados, análise dos interrogatórios realizados a gente fez uma primeira fase em março e agora uma outra fase”, disse.

Ainda segundo André Costa todos os envolvidos nas ações estão sendo identificados e responsabilizados. Ele reforçou também que todo material apreendido como drogas e armas serão estudados o que deverá levar na identificação de mais suspeitos.

“Todos os envolvidos naqueles ataques, naquelas ações criminosas todos seriam responsabilizados. E é isso que está acontecendo aqui. Arma apreendia, droga apreendida, vai ter outros materiais apreendidos que serão analisados e tudo isso vai levar na identificação de mais criminosos. Todos eles enquadrados aí por associação criminosa. E 98% com antecedentes criminais”.

Primeira fase da operação
Na primeira fase, deflagrada no dia 21 de março do ano passado, foram cumpridos 46 mandados de prisão contra uma organização criminosa em diferentes municípios do Ceará. Ao todo, 17 pessoas foram capturadas em Fortaleza e Região Metropolitana, e oito no interior do estado. Os outros 21 mandados foram cumpridos contra internos do sistema penitenciário.

Segundo o órgão, 312 policiais civis atuam na operação, divididos em cem viaturas. Participam da ação policiais civis dos departamentos Técnico Operacional (DTO), de Polícia Judiciária Especializada (DPJE), da Capital (DPJC), da Região Metropolitana (DPJM), de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV), de Recuperação de Ativos (DRA) e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core).

Até a publicação, a operação continuava em andamento. O órgão deverá repassar mais informações ao longo do dia.
G1 Ceará

Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design