segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Golpe disseminado no WhatsApp promete material escolar para beneficiários do programa Bolsa Família

0

O dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da PSafe, detectou um novo golpe que promete material escolar no valor de R$350,00 aos beneficiários do Bolsa Família. Ativo desde o dia 15 de janeiro deste ano, o falso link já foi acessado ou compartilhado mais de 1 milhão de vezes. Por dia, são registrados mais de 70 mil novos acessos ao golpe.

Como funciona o golpe
O golpe está sendo disseminado pelo WhatsApp por 4 links diferentes. Ao clicar na mensagem falsa, o usuário é incentivado a responder uma pesquisa de três perguntas: “Você já tem o Bolsa Família?; Você está com seu cadastro em dia?; Possui cartão cidadão para realizar o saque do benefício?”.

Independente das respostas, o golpe informa que o usuário tem direito a receber o falso benefício. Mas, para isso, ele precisa compartilhar o link do ataque com seus contatos do WhatsApp. Para dar mais veracidade ao golpe, comentários falsos de supostos usuários contemplados pelo bônus são exibidos.

Por fim, a vítima é induzida a conceder permissão para receber futuras notificações com outros golpes e, depois, direcionada à páginas falsas para visualizar publicidades fraudulentas.

“É bastante comum que os cibercriminosos se aproveitem de períodos e situações específicas, como épocas festivas, promoções de grandes marcas ou até a situação socioeconômica do país, para criar golpes com temáticas personalizadas e com maior tendência viral. Com a aproximação de volta às aulas, não foi diferente. Neste caso, os golpistas utilizam indevidamente o programa Bolsa Família, voltado para a população de baixa renda, a fim de atrair esse público que, eventualmente, possa ter alguma dificuldade financeira na compra de material escolar para os filhos”, explica Emilio Simoni, diretor do dfndr lab.

Como se proteger
Simoni lista alguns cuidados que os usuários devem ter para não cair em golpes como este:

1) Tenha cuidado ao clicar em links compartilhados no WhatsApp ou nas redes sociais. Sempre verifique as informações compartilhadas nos sites oficiais das empresas, e desconfie de promoções, brindes e descontos.

2) Na dúvida, é possível verificar se um link é falso no site do dfndr lab. A checagem de links avisa em poucos segundos se um site pode oferecer alguma característica maliciosa.

3) Utilize soluções de segurança no celular que disponibilizam, de preferência, a função de detecção automática de phishing em aplicativos de mensagem e redes sociais.
Diario do Nordeste

Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design