quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Sítio com pinturas rupestres na região de Taperuaba ganham estrutura para visitação turística

0
Bilheira I e II integram aquele que é avaliado hoje pelo Iphan como o maior conjunto de arte rupestre do Ceará — Foto: Fabiane de Paula
A cidade de Sobral, localizada a 231 km de Fortaleza, tem uma nova atração para visitantes e moradores: os sítios arqueológicos Bilheira I e II, que abrigam pinturas rupestres, ganharam estrutura de visitação no fim de novembro. Os espaços receberam investimentos de R$ 70 mil do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e passaram a contar com passarelas, abrigos e placas informativas.

A região possui um expressivo conjunto de formações rochosas graníticas, representado por paredões não abrigados, grutas e cavernas. Bilheira I e II integram aquele que é avaliado hoje, pelo Iphan, como o maior conjunto de arte rupestre já registrado no Ceará, representado por 32 sítios, distribuídos em três complexos: o Bilheira (12 sítios), o Pedra do Sino (7 sítios) e o Olinda (6 sítios).
Nas rochas, pinturas na cor vermelha, criadas há milhares de anos com a ponta dos dedos, sugerem que os primeiros habitantes do lugar tentavam fazer uma possível contagem do tempo por meio de asteriscos e traços.
A área abriga um dos principais cartões-postais da região, a Pedra das Andorinhas, que também possui arte rupestre em seu perímetro. A visitação a este conjunto, porém, deve acontecer somente no segundo semestre de 2020.

Com o novo equipamento de visitação, os sítios serão integrados ao circuito das trilhas do Refúgio da Vida Silvestre (Revis) da Pedra da Andorinha, localizado a oito quilômetros do Complexo Bilheira. A trilha de 1,5 km existente no local tem acesso gratuito, mas deve ser feita apenas com o acompanhamento de um guia especializado. O percurso até a fazenda mais próxima da região, situada mais precisamente no distrito de Taperuaba (a 52 km do Centro de Sobral), deve ser feito em carro próprio.

Serviço

Visitação aos sítios rupestres Bilheira I e Bilheira II
Agendamento: Terça a domingo, das 8h às 15h
Local: Fazenda Bilheira, no km 37 da CE-362 – Sobral/CE
Mais informações: (88) 3613-1674/ 3611-2016
Acesso gratuito
Nas rochas, pinturas na cor vermelha, elaboradas há milhares de anos com a ponta dos dedos — Foto: Fabiane de Paula
 G1 -CE


Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design