A
equipe da Coordenadoria de Desenvolvimento da Aprendizagem e da Gestão
Pedagógica da Secretaria da Educação de Sobral participou, nos dias 26 e 27 de
agosto, de uma formação no Instituto Ayrton Senna, em São Paulo. O objetivo foi
o aperfeiçoamento do trabalho desenvolvido com as competências socioemocionais
em Sobral para o fortalecimento da educação integral dos alunos.
As
escolas de Ensino Fundamental nos anos finais já contam com orientadores
educacionais (psicólogos aprovados em concurso público) que atuam na orientação
e diálogo com os alunos, professores, gestores, responsáveis e com a
comunidade, orientado-os sobre escolhas, relacionamentos com colegas e
vivências familiares, contribuindo com a formação emocional das crianças e
adolescentes.
As
competências socioemocionais se referem à capacidade de mobilizar, articular e
colocar em prática conhecimentos, valores, atitudes e habilidades para se
relacionar com os outros e consigo mesmo, assim como estabelecer e atingir
objetivos e enfrentar situações adversas de maneira criativa e construtiva. Em
Sobral, as competências "autogestão", o "engajamento com os
outros", a "resiliência emocional" e a "abertura ao
novo" são trabalhadas de forma transversal.