Banco
digital que oferece cartões de crédito não tem relação com o golpe
Golpistas estão
atentos a todos os movimentos e empresas. E agora atacam usando o nome do Nubank,
o famoso banco digital que oferece conta corrente e cartões de crédito. Segundo
o dfndr lab – laboratório especializado em segurança digital da PSafe -, o
ataque atingiu 25.471 acesos e compartilhamentos.
O
ataque era via WhatsApp e utilizava indevidamente a
marca Nubank. “O golpe ficou no ar por 24 horas, mas já foi removido. Até ontem
a tarde, havíamos registrado 25.471 mil acessos e compartilhamentos ao ataque”,
afirmou a assessoria de imprensa da PSafe.
Como
funcionava
Através
de mensagens encaminhadas por WhatsApp, o criminoso enviava o convite para que
a vítima participasse do aniversário do Nubank. A promessa é que neste
aniversário da instituição você seria o premiado. Segundo os golpistas, eram
2.000 convites para um novo cartão com até R$ 12 mil de limite sem consulta
ao SPC/Serasa. Depois a pessoa dizia que já tinha feito o
dela e deixava o link para que a vítima clicasse e respondesse a 3 perguntas e
depois compartilha o golpe com até 5 amigos.
Um
especialista do Eset, Daniel Barbosa, disse ao Tech Tudo que o fato de pedir o
compartilhamento pode indicar que os golpistas faturam com monetização de
propagandas.
Nubank
responde
Segundo
a assessoria de imprensa do Nubank, a empresa já está colaborando com as
autoridades para investigar e este ato criminoso. O banco digital alerta para
mensagens enviadas dessa forma, deixando claro que a empresa não distribui
convites para os produtos dela via redes sociais e muito menos libera o cartão
sem análise. Veja a íntegra da resposta abaixo:
“Esse tipo de atividade
é crime, e sempre iremos colaborar com as autoridades competentes para
investigar e coibir golpes como esse, além de solicitar que o site seja tirado
do ar imediatamente.
Quem recebe uma
comunicação deste tipo deve ficar atento a alguns pontos que indicam que ela
não é verdadeira. O Nubank não distribui convites para seus produtos via redes
sociais e não libera o cartão de crédito sem análise.
Em casos de conteúdo
suspeito, pedimos sempre que reportem por meio dos nossos canais de atendimento
(chat, email ou telefone), para que o conteúdo seja direcionado para o nosso
time de especialistas. É importante também reportar o email como phishing ao
seu respectivo provedor de acesso.
Fique
ligado
Mais
uma vez reforçamos que ao receber mensagens assim corra até as redes sociais
oficiais e página oficial da empresa. Verifique se a tal promoção existe. Não é
porque está na internet que é verdade. Não é porque seu tio compartilhou que é
seguro clicar e muito menos compartilhar. Fique esperto e evite cair em golpes!
Diário do Nordeste