sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Golpe usando nome do Nubank faz mais de 25 mil vítimas via WhatsApp

0

Banco digital que oferece cartões de crédito não tem relação com o golpe

Golpistas estão atentos a todos os movimentos e empresas. E agora atacam usando o nome do Nubank, o famoso banco digital que oferece conta corrente e cartões de crédito. Segundo o dfndr lab – laboratório especializado em segurança digital da PSafe -, o ataque atingiu 25.471 acesos e compartilhamentos.

O ataque era via WhatsApp e utilizava indevidamente a marca Nubank. “O golpe ficou no ar por 24 horas, mas já foi removido. Até ontem a tarde, havíamos registrado 25.471 mil acessos e compartilhamentos ao ataque”, afirmou a assessoria de imprensa da PSafe.
Como funcionava

Através de mensagens encaminhadas por WhatsApp, o criminoso enviava o convite para que a vítima participasse do aniversário do Nubank. A promessa é que neste aniversário da instituição você seria o premiado. Segundo os golpistas, eram 2.000 convites para um novo cartão com até R$ 12 mil de limite sem consulta ao SPC/Serasa. Depois a pessoa dizia que já tinha feito o dela e deixava o link para que a vítima clicasse e respondesse a 3 perguntas e depois compartilha o golpe com até 5 amigos.

Um especialista do Eset, Daniel Barbosa, disse ao Tech Tudo que o fato de pedir o compartilhamento pode indicar que os golpistas faturam com monetização de propagandas.
Nubank responde

Segundo a assessoria de imprensa do Nubank, a empresa já está colaborando com as autoridades para investigar e este ato criminoso. O banco digital alerta para mensagens enviadas dessa forma, deixando claro que a empresa não distribui convites para os produtos dela via redes sociais e muito menos libera o cartão sem análise. Veja a íntegra da resposta abaixo:

“Esse tipo de atividade é crime, e sempre iremos colaborar com as autoridades competentes para investigar e coibir golpes como esse, além de solicitar que o site seja tirado do ar imediatamente.
Quem recebe uma comunicação deste tipo deve ficar atento a alguns pontos que indicam que ela não é verdadeira. O Nubank não distribui convites para seus produtos via redes sociais e não libera o cartão de crédito sem análise.

Em casos de conteúdo suspeito, pedimos sempre que reportem por meio dos nossos canais de atendimento (chat, email ou telefone), para que o conteúdo seja direcionado para o nosso time de especialistas. É importante também reportar o email como phishing ao seu respectivo provedor de acesso.

Estas e outra dicas sobre como evitar este tipo de golpe estão disponíveis aqui.
Fique ligado

Mais uma vez reforçamos que ao receber mensagens assim corra até as redes sociais oficiais e página oficial da empresa. Verifique se a tal promoção existe. Não é porque está na internet que é verdade. Não é porque seu tio compartilhou que é seguro clicar e muito menos compartilhar. Fique esperto e evite cair em golpes!

Diário do Nordeste 

Author Image

About Taperuaba Notícias
Soratemplates is a blogger resources site is a provider of high quality blogger template with premium looking layout and robust design