CINQUENTA TRECHOS mais críticos de rodovias federais no Ceará irão receber radares |
Instalação
deve ser feita em até dois meses. O acordo foi proposto em um ação aberta após
o presidente Jair Bolsonaro anunciar a retirada dos radares no País
O
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) deverá instalar
um lote de cerca de 70 radares eletrônicos, para monitoramento de 145 faixas de
trânsito, em três rodovias federais que cortam o Ceará. A instalação, em 49
trechos de zona urbanas e um rural, decorre de acordo judicial homologado na
última segunda-feira, 29, pela Justiça Federal.
Em
abril, os fotossensores foram retirados das BRs após determinação do presidente
Jair Bolsonaro (PSL). Dias depois da definição federal, a juíza Diana Wanderley
da Silva, da 5ª Vara Federal de Brasília, suspendeu a medida.
Conforme
sentença da juíza, o Dnit terá um prazo de 60 dias para instalar os
equipamentos previstos no acordo. São aproximadamente 1.140 radares eletrônicos
responsáveis pela cobertura de 2.278 faixas em todo o Brasil, visando o
controle de velocidade em áreas de criticidade "média",
"alta" e "muito alta". Dos cinquenta trechos no Ceará,
definidos em estudo técnico de 2016, quatro estão na BR-020, 23 na BR-116 e 23
na BR-222.
O
Dnit não informou a quantidade exata de radares a serem instalados no Ceará, mas
informou que cada equipamento cobre, em média, duas faixas de trânsito. Desse
modo, o Estado deve receber em torno de 70 radares, uma vez que 145 faixas
serão monitoradas. Os equipamentos são de três tipos: Controlador Eletrônico de
Velocidade (CEV), Redutor Eletrônico de Velocidade (REV) e Controlador
Eletrônico Misto (CEM).
Em
abril, quando o Dnit começou a retirar os equipamentos, o Ceará dispunha de 71
equipamentos. À época, o órgão informou que a previsão era a retirada de todos
os equipamentos. Questionado pelo O POVO sobre quantos radares foram retirados,
bem como o número de acidentes e de infrações por excesso de velocidade no
primeiro semestre deste ano e no mesmo período do ano passado, o órgão não
respondeu.
O
professor do curso de Engenharia de Trânsito da Universidade Federal do Ceará
(UFC), Mario Ângelo Azevedo, alerta para a importância do controle da
velocidade. "A retirada (dos radares) foi um absurdo. As multas só ocorrem
quando a pessoa comete a infração. Os radares são importantes justamente para a
fiscalização. Se não coloca, alguns motoristas acabam abusando da alta
velocidade e provocando acidentes", observa.
Dados
da Polícia Rodoviária Federal (PRF) mostram uma redução de 32,8% nos flagrantes
de excesso de velocidade. Neste ano, entre janeiro e o último dia 29 de julho,
foram registradas 77.680 infrações. No mesmo período do ano passado, foram
observadas 115.664 descumprimentos.
2ª etapa
O
acordo ainda prevê a realização de um novo estudo, apresentando a necessidade
dos radares nas faixas remanescen- tes, de criticidade baixa e muito baixa. O
prazo de conclusão é de até 120 dias
O
Povo